giovedì 10 settembre 2020

CARTA AOS ROMANOS CAPITULO 16

 



Estudo bíblico para CEBs

 Paolo Cugini

1-16. 21-23.  É uma lista de nomes de pessoas que Paulo encontrou nas suas viagens. Ela lista demostra a humanidade de Paulo e o fato que a missão, não é feita de atos burocráticos, frios, mas sim de relações. Isso nos ensina que a verdade da evangelização passa através da instauração de relações sadias, autenticas. Uma comunidade não é feita de meros atos cultuais, mas de relações humanas. Aliás, podemos afirmar que a verdade do culto celebrado se manifesta na dinâmica das relações que acontecem entre os membros.

17-20. Paulo adverte o pessoal da comunidade para ficar atentos com pessoas que entram na comunidade não para fazer o bem, mas para provocar, e criar escândalos e bagunçar a comunidade. Este tipo de alerta é típica em Paulo (cf. Gal 6, 12-17). Tem sempre alguém que gosta de semear o mal; o importante é cortar logo este tipo de pessoas, não dar ousadia, pois se der, é a comunidade que vai sofrer.

25-27. Texto chamado de “doxologia”, ou seja, de glorificação. São poucos versículos riquíssimos de significado teológico. A mensagem que Jesus Cristo revelou ao longo do seu ministério foi o desvendamento de um mistério que estava envolvido no silencio desde os séculos eternos. Em Cristo este mistério foi revelado e dado a conhecer a todas as nações, com o objetivo de levar todos os povos à obediência da fé. É por isso que devemos dar gloria a Deus (doxologia) que por meio de Jesus Cristo consegue atrair a si todos os povos.

 

Nessun commento:

Posta un commento