lunedì 21 settembre 2020

ATOS DOS APÓSTOLOS CAPITULO 12



Estudo bíblico para CEBs

 

Paolo Cugini

1-11. É uma narração sobre a perseguição que se espalhou por toda a Judeia contra os cristãos, não apenas os fieis, mas também os chefes. Mataram Tiago o irmão de João e botaram Pedro, o chefe da Igreja, na prisão. A presença dos cristãos estava incomodando o império romano, que tem poder sobre os homens, mas não sobre Deus. A libertação prodigiosa de Pedro operada por meio de um anjo de deus quer salientar este dato importante: É Deus o Senhor da História, é Ele que decide o rumo da história. O mesmo Pedro fica meio perdido no meio desta libertação prodígios e somente no final percebe que tudo aquilo que estava acontecendo era real. “Agora sei realmente que o Senhor enviou um anjo” (At 12,11). Quantos anjos o Senhor manda na nossa vida para nos libertarmos de situações constrangedoras e não o agradecemos, porque não somos atentos à sua presença e às suas manifestações.

12-19. Cena muito engraçada. Pedro prodigiosamente libertado se dirige de noite numa casa de amigos, que estavam reunidos rezando pela libertação de Pedro. É bonito ver a comunhão da Igreja reunida em oração, lutando contra as forças do mundo não com as armas dele, mas sim com a simplicidade da oração. E assim é tanta a surpresa e a alegria de ver Pedro que, a criada de nome Roda que atendeu a porta esqueceu de abrir e foi logo contar que Pedro estava lá fora! Significativo também que no texto é dado o nome à criada, sinal de dignidade e que na Igreja si vive mesmo aquilo que o Espírito manifesta: a dignidade de todos e todas.

20-23. A morte misteriosa de Herodes, o grande e terrível perseguidor dos cristão, confirma aquilo que acabamos de dizer: É Deus o dono da História. Por isso valem ainda hoje as Palavras de Jesus: “Não tenhais medo dos que matam o corpo e depois disso nada mais podem fazer... Não tenhais medo!” (Lc 12, 4.7). Abraçar a fé em Jesus significa ter a coragem de enfrentar os lobos rapazes deste mundo que não gostam de Deus e dos seus seguidores. É o Espírito Santo, grande protagonista do livro dos Atos dos Apóstolos que estamos comentando, que impele em nós a força e a coragem para testemunharmos com fé a vitória de Cristo sobre a morte.

24-25. “Entretanto a Palavra de Deus crescia e se multiplicava”. Isso quer dizer que apesar dos contrastes e das perseguições sofridas, a Palavra de Deus avançava nos corações das pessoas e provocava mudanças de vidas. Como já vimos na vida da Igreja as perseguições provocam o fortalecimento da comunidade.

Nessun commento:

Posta un commento