giovedì 1 agosto 2019

EVANGELHO DE LUCAS CAPITULO 24





Estudo Bíblico para CEBs

Paolo Cugini

1-12. O Evangelho de Lucas acompanha com grande maravilha a presença das mulheres em todas as etapas da vida de Jesus. E assim, também aos pés da cruz e ao tumulo são as mulheres as grandes protagonistas. Um protagonismo discreto, silencioso, mas muito profundo e significativo que vale sempre a pena levar em conta.

13-35. A viagem destes dois discípulos é i símbolo da viagem de todos nós que buscamos compreender o mistério de Deus manifestado na vida de Jesus. Os dois discípulos são tristes porque Jesus morreu. O dialogo dos dois discípulos com Jesus ao logo do caminho manifesta o sentido do itinerário de fé. “Começando de Moisés e de todos os profetas explicou para eles em todas as escrituras tudo aquilo que se referia a eles” (Lc 24, 27). É exatamente isso que a Igreja deve fazer e é este o sentido de uma comunidade, de uma paróquia: explicar através da escritura o sentido da presença de Jesus na historia.

Então se abriram os olhos e o reconheceram”. Somente que tiver uma profunda aproximação com o Senhor pode reconhecê-lo nos gestos típicos, na sua maneira de ser. Se os dois discípulos o reconheceram ao partir do pão é porque estavam presentes na ceia derradeira e isso quer dizer que eram próximos a Ele. A Escritura se abre ao sentido autentico quando dedicamos tempo a Jesus, quando nos decidimos para Ele, quando seguimos os seus passos. A Eucaristia abre a nossa mente ao sentido profundo de Deus somente se somos pessoas de fé, que estão aderindo ao Evangelho. Não basta então, participar de uma missa para entender o mistério de Cristo: é preciso segui-lo.

E eles narravam aquilo que tinha acontecido no caminho”. A verdade do nosso seguimento a Jesus, a verdade da nossa fé se mede na disponibilidade e no entusiasmo do anuncio, no desejo de partilhar aquilo que descobrimos caminhando com o Senhor. É isso que acontece aos dois discípulos que, depois de ter reconhecido Jesus, voltaram as pressas para anunciar aos amigos discípulos aquilo que aconteceu com eles. Quantas pessoas tem nas comunidade que ainda não conheceram o Senhor e aguardam alguém que o anuncie!

36-53. “Então abri a mente dele para compreender as Escrituras”. É Cristo que abre o sentido profundo das Escrituras. É impossível entender o Antigo Testamento se não tiver o conhecimento do Evangelho, da proposta de Jesus.

Jesus no final do Evangelho não envia qualquer pessoa para anunciar a Sua Palavra, mas somente discípulos e discípulas, ou seja, somente pessoas que se decidiram para Ele.



Nessun commento:

Posta un commento