sabato 13 aprile 2024

TERCEIRO DOMINGO PÁSCOA B

 





Atos 3,13-15.17-19; 1 João 2.1-5a; Lucas 24, 35-48

Paulo Cugini

 

 

A liturgia da Palavra do tempo pascal oferece-nos pistas para aprender a captar a presença de Cristo ressuscitado no mundo. A Páscoa significa a passagem do mundo condicionado pela contingência humana para o mundo do Pai, que é o mundo do amor pleno e autêntico. Jesus realizou esta passagem de vida plena, mostrando o sentido autêntico do amor que vem do Pai, que é gratuidade, dom de si partilhado com os seus irmãos e irmãs. Participar nesta nova vida é o sentido do caminho pascal, redescobrir, ao mesmo tempo, a beleza de fazer parte da comunidade que se reconhece no Evangelho de Jesus.

“O próprio Jesus estava entre eles ” (Lc 24, 36). Há frases no Evangelho que parecem ser colocadas ali de passagem, para abrir uma discussão ou para fechá-la e, portanto, do ponto de vista literal, parecem inofensivas, sem um significado específico. E, em vez disso, se você olhar com atenção, essas frases aparentemente inofensivas apresentam uma profundidade de significado impensável à primeira vista. Nas aparições de Jesus aos discípulos, tanto no Evangelho de Lucas como no de João, quando Jesus aparece diz-se que: “ele estava no meio deles ”. Esta repetição deve, portanto, ter um significado. Na verdade, não se diz que Jesus, quando apareceu, estava na frente ou atrás, mas no meio. Esta especificação é provavelmente uma indicação para todas as comunidades de todas as épocas e latitudes que desejam viver seguindo o Senhor ressuscitado. Pois bem, a comunidade é um sinal visível do Ressuscitado quando as relações vividas se baseiam no princípio da igualdade, em que todos têm acesso ao Senhor sem qualquer distinção. Jesus aparece no meio para demonstrar ao mundo que a partir de agora todos aqueles que o seguem podem acessá-lo sem mediação de posição ou títulos, porque Nele somos todos filhos e filhas de Deus.

“E ele disse: A paz esteja convosco ” (Lc 24, 36). Quando a comunidade que anuncia o Senhor Ressuscitado vive relações de igualdade, desconstruindo por dentro os mecanismos agressivos de inveja, ciúme e ressentimento gerados pelo egoísmo humano moldado pelo instinto de sobrevivência, significa que algo novo está em andamento, a vida do Ressuscitado está em ação modificando a estrutura das relações, que de agressivas passam progressivamente a ser pacíficas, moldadas pelo amor do Senhor, então, sem dúvida, a paz reina na comunidade. A paz que vem de Deus é um dom que brota da comunidade que acolhe a Palavra do Ressuscitado, deixa agir o seu Espírito, para recriar no interior da consciência de cada um um novo modo de estar no mundo, de se relacionar, de interagir.

" Sou eu mesmo! Toque-me e olhe” (Lc 24,39). Quando a comunidade se alimenta e vive da qualidade de vida que vem do Ressuscitado, então Ele se torna visível aos olhos de todos aqueles que procuram um sentido para a vida, a ponto de poder “vê-lo e tocá-lo”. e, consequentemente, abre-se ao mundo uma possibilidade de fé no Senhor ressuscitado. É por isso que a comunidade cristã tem um papel fundamental na economia da salvação, porque pode tornar visível, tangível aos olhos do mundo a presença de Cristo ressuscitado. Quando aqueles que creem no Senhor permitem que o Espírito Santo recrie os traços da humanidade do Senhor, esforçam-se por viver como Ele viveu, procurando sempre a justiça, criando relações baseadas na misericórdia, permanecendo constantemente atentos aos pobres, às pessoas em dificuldade para ajudá-los a escapar da pobreza, então se torna visível, tangível que naquela parte da humanidade que age dessa forma, há o germe de uma vida nova em ação, manifestada pela ressurreição de Jesus.

Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras ” (Lucas 24:45). A comunidade é sinal da presença do Ressuscitado, que se torna critério de compreensão das Escrituras. Certamente, as contribuições dos estudiosos da Bíblia são extremamente úteis para nós hoje, que vivemos há vários séculos de distância dos fatos narrados pelos Evangelhos, pois nos oferecem material indispensável para a compreensão da Palavra. Contudo, pelas palavras ouvidas no Evangelho de hoje fica claro que a nossa mente se abre à compreensão última da Palavra, quando temos a possibilidade de ver e tocar o que é narrado naquelas páginas. É na experiência da comunidade que partilha, que vive livremente, que gera relações de igualdade, que coloca os pobres no centro, que se torna possível compreender o significado profundo do Evangelho e, desta forma, torna-se possível anunciá-lo com alegria, porque percebido como uma mensagem autêntica.

 

Nessun commento:

Posta un commento