sabato 30 luglio 2022

CARTA AOS ROMANOS CAPITULO 1

            



Estudo bíblico para CEBs

 

 Paolo Cugini

 

1-16. Na saudação inicial Paulo manifesta a clareza da própria vocação: não foi ele que quis ser discípulo, mas sim foi Deus que o chamou para uma especifica missão: anunciar o Evangelho. É sobre esta convicção que se fundamenta toda a experiência de Paulo, convicção baseada sobre uma história de vocação autentica relatadas várias vezes no Novo Testamento (cf. Gal 1; At 9).  Porque é tão importante para Paulo este anuncio do Evangelho? Porque, segundo ele, no Evangelho de Jesus está escondida a força de Deus, aquela mesma energia que Deus utilizou na Ressurreição do seu Filho Jesus. Por isso segundo Paulo é de extrema importância o anuncio do Evangelho porque é o instrumento que Deus escolheu para salvar o povo (v. 16). É por isso que os cristãos deveriam colocar maior atenção ao Evangelho e a sua leitura, pois é o instrumento escolhido por deus pela nossa salvação.

18-32. A ira de Deus se manifestará contra toda forma de injustiça, que se expressa toda vez que o homem não agradece a Deus. Através da natureza o deus invisível se rendeu inteligível, ou seja, conhecível. O problema é que o homem trocou o criador com as criaturas caindo em toda forma de idolatria. Segundo Paulo foi exatamente a idolatria a causa da perversidade em campo moral.

24-27. É o texto do Novo Testamento e, aliás, de toda a Bíblia aonde se fala de forma explicita sobre o problema do homossexualismo seja masculino que feminino. É claro que neste texto não se fala da bondade das pessoas homossexuais, mas sim da Atividade sexual deles que segundo Paulo está errada. De fato, a Bíblia ensina que o relacionamento sexual correto é aquele entre homem e mulher e, por isso, o qualquer outro tipo de relacionamento é considerado contra a natureza, ou seja, contra o plano de Deus.

28-32. A incapacidade de reconhecer o Criador presente na natureza, trocando-o para as criaturas levou a humanidade, sempre na analise de Paulo, a toda uma serie de erros. A final de conta somente uma vida orientada em Deus pode desembocar numa vida ética coerente e integra. 

Nessun commento:

Posta un commento