sabato 7 luglio 2018

ATOS DOS APOSTOLOS CAPITULO 4





Estudo Bíblico para CEBs

Pe Paolo Cugini
1-7. A pregação de Pedro tem uma dúplice conseqüência. De um lado provoca a conversão de muitas pessoas: “muitos dos que ouviram a Palavra abraçaram a fé”. É a pregação da Palavra que provoca a conversão das pessoas. Esta idéia se encontra também em Paulo (Rom 10,17). Do outro lado a mesma pregação provoca a ira dos chefes religiosos que se incomodam da atitude e das palavras de Pedro e João.

8-12. Perante o questionamento dos chefes religiosos Pedro não perde a ocasião para anunciar o Evangelho de Jesus com uma segurança e firmeza que chamou atenção.
Não há debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual devemos ser salvos” (12). É isso que Pedro entendeu ao longo dos anos de discipulado e é isso que ele anuncia com tanta firmeza. A vida se decide na posição que tomamos perante o nome de Cristo. Por isso a pregação do Evangelho se torna a grande preocupação dos apóstolos e deve se tornar sempre mais a preocupação da Igreja.

13-17. Os chefes religiosos do povo hebraico ficaram admirados com a sabedoria dos apóstolos que não tinham formação cultural nenhuma. Este é um dado que precisa ser salientado. Existe uma sabedoria humana e uma sabedoria que vem de Deus, que não é fruto de estudos, mas é dom do Espírito. É desta sabedoria que Pedro e João eram recheados e é desta sabedoria que o mundo precisa.

18-22. “Não podemos nós deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”. A experiência dos apóstolos não é uma fantasia, mas é real, pois golpeou os sentidos humanos: vimos e ouvimos. Se a nossa evangelização na comunidade é ainda fraca, talvez o motivo seja isso mesmo: a nossa experiência de Deus ainda não golpeou os nosso sentidos, mas parou em lembranças do passado, em historias fantasiosas sobre Deus, que nunca tiveram a confirmação da Palavra de Deus e, sobretudo, nunca foram avaliadas por uma experiência espiritual com Deus.

23-31. Os discípulos junto com os cristãos da primeira comunidade interpretam os acontecimentos recentes à luz da Palavra iluminados pelo Espírito Santo. Para eles a perseguição que está acontecendo por obra dos chefes religiosos é aquilo que já Davi tinha anunciado no salmo 2. Esta é uma indicação importante para interpretar a Palavra de Deus. Os discípulos percebem que a vida de Cristo, a sua presença na história se torna o critério para ler os passos do Antigo Testamento. É desta forma que de agora em diante devem ser lidas as paginas do Antigo Testamento, ou seja, como algo que ajuda aprofundar o sentido da pessoa de Jesus Cristo.

32-37. É mais um relato da vivencia da primeira comunidade cristã. A presença e o acolhimento do Espírito do Senhor no meio dos apóstolos produzia uma vida de comunhão e unidade, além de um desapego das coisas materiais. “Não havia entre eles necessitados alguns”. A verdade da nossa fé no Senhor é a possibilidade de criar sociedades solidárias e justas.




Nessun commento:

Posta un commento