martedì 25 luglio 2023

ENTRE NÓS NÃO DEVE SER ASSIM




Paolo Cugini

 Não será assim entre vocês; mas quem quiser ser o grande entre vós será vosso servo, e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso escravo. Como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mt 20,27-28). Novo estilo de Jesus, que se manifesta nos sentimentos, na forma como vemos o mundo e percebemos a presença dos outros. Não deveria ser assim entre vocês : aprendam a não ir atrás da lógica do mundo, mas aprendam a assimilar o estilo de Jesus.Não importa se na dinâmica do mundo existe rivalidade, espírito de contenda, esforço para ser o melhor: não deveria ser assim entre nós.

Entre os que seguem o Senhor deve haver amor pelos irmãos, espírito de colaboração, disponibilidade para o serviço gratuito e desinteressado. O discípulo e a discípula são aqueles que se põem a caminho da diversidade, que querem fugir dos dinamismos de rivalidade que o mundo vive e estimula, para ser diferente, capaz de criar relações baseadas no respeito, na igualdade, na atenção aos outros, especialmente aos mais pobres. Esta é a tarefa e o desafio da comunidade cristã: ser um pedaço de humanidade diferente no meio do mundo, que abre espaço ao amor do Senhor.

Este é um caminho que exige disponibilidade diária à mudança, docilidade ao Evangelho, à sua luz que ilumina o nosso caminho. Lembremo-nos disso: não precisa ser assim entre nós.

Nessun commento:

Posta un commento