domenica 26 aprile 2020

CARTA AOS ROMANOS CAPITULO 4




Estudo bíblico para CEBs

Paolo Cugini

1-12. No capitulo 4 Paulo busca demostrar na Escritura a tese que ele apresentou nos capítulos precedentes, ou seja, que a salvação é um dom gratuito que Deus operou através da morte do Seu Filho Jesus. É neste capitulo que Paulo apresenta o exemplo de Abraão, o qual se tornou justo não por causa das próprias obras, mas sim por causa da fé dele em Deus. É isso que a Escritura sustenta: “Abraão teve fé em Deus e isso lhe foi creditado como justiça” (Gen 15,6). Por isso somos felizes pelo fato que Deus nos tornou justos, dignos de salvação, não pelos nossos méritos, mas sim, pelo sangue de Cristo. O problema nessa altura é demostrar que esta salvação é para todos os povos e não somente para o povo hebraico. Demonstração delicada porque Paulo utilizou como exemplo o mesmo Abraão que pertencia ao povo Hebraico. Segundo Paulo, que como sabemos era um grande conhecedor do Antigo Testamento, esta demonstração é muito fácil. De fato, Abrão quando aceitou as promessa de Deus (cf. Capitulo 15 do livro do Genesis) ainda não era circuncidado, ou seja, ainda não tinha realizado o rito de pertença do povo Hebraico. Isso quer dizer, que no momento das promessas de Deus, que Abraão aceitou por fé, ele era nada mais que um pagão. Desta forma o mesmo Abraão se tornou pai na fé não apenas do povo Hebraico, mas também de todos os povos pagãos.
13-17. As promessas de Deus seriam anuladas se dependessem de uma justiça humana, de um esforço humano, fruto de uma observância externa da Lei. \por isso Paulo reitera mais uma vez que a justiça vem através da fé e isso é importante porque marca o dado da gratuidade, para que ninguém possa encher o peito perante Deus, e pensar que mereceu a salvação por causa das próprias forças. Como já vimos o tema da gratuidade no pensamento de Paulo é fundamental, porque deveria ser a característica da vida cristã. Se de graça recebemos – afirma Paulo na segunda carta aos Coríntios – de graça devemos dar. A vida gratuita é o marco caraterístico da comunidade cristã dentro do mundo caraterizado pelo egoísmo e a ganancia.

18-25. Aon de é que podemos perceber a força de Abraão? No fato que, apesar da fraqueza do corpo – ele tinha 100 anos quando recebeu as promessas de um filho e de ser pai de uma grande multidão, e a esposa dele Sara além de ser estéril era também velha – acreditou na Palavra de Deus. “Diante das promessas divinas ele não duvidou”. Foi por isso que Abraão se tornou justo, não por causa de obras, mas sim pela confiança que ele teve nas promessas de Deus. É a fé em Jesus Cristo ressuscitado dos mortos que nos salva.


Nessun commento:

Posta un commento