mercoledì 26 febbraio 2025

LUCAS 4

 





As tentações 

Jesus, cheio do Espírito Santo, está depois do batismo, o Espírito desceu sobre Jesus depois do batismo que converteu Jesus na manifestação visível do perdão e do amor de Deus. Ele se afastou de Jordão e foi conduzido (literalmente “conduzido”) pelo Espírito ao deserto. O deserto lembra o êxodo de Israel, quando da escravidão egípcia iniciou a jornada para entrar na terra prometida. Agora a terra a promessa se transformou em uma terra de escravidão da qual Jesus deve libertar. A instituição religiosa, para os seus próprios interesses, para a sua própria conveniência, tomou posse de Deus e Jesus deve para libertar o povo de suas garras. Por quarenta dias. 

Os números nos evangelhos e na Bíblia não vão nunca interpretado de forma aritmética, matemática, mas sempre figurativamente. O número quarenta indica uma geração. O evangelista quer dizer-nos: o que agora vos apresento não diz respeito a uma só período da vida de Jesus, mas toda a sua existência. 

Tentado pelo diabo. Aqui o correto é traduzir assim. Mas para nós “tentação” sempre significa algo que induz alguém a fazer o mal. Nada disso. O diabo não se apresenta como rival de Jesus, mas como seu colaborador. Então, em vez de tentações, poderíamos falar sobre seduções do diabo no deserto. 

Ele não comeu nada durante aqueles dias. Não é um jejum. O evangelista evita a palavra jejum, porque a fome Jesus tinha uma fome diferente. Mais tarde, Jesus dirá: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com você". Mas quando terminaram, ele estava com fome. Mas não é fome de pão. Aqui está agora apresentado diabo. 

Quem é o diabo? Enquanto Deus é amor que se põe ao serviço dos homens, o demônio é poder que domina as pessoas.

Então o diabo lhe disse: “Se tu és o Filho de Deus?” Não se trata de um questionamento da filiação divina, que já havia sido afirmado no batismo, mas significa "já que você é filho de Deus, use suas habilidades a seu favor vantagem própria”. “Diga a esta pedra que se transforme em pão.Então use a sua própria capacidadea seu favor .

Jesus respondeu-lhe: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’”. É uma citação do livro de Deuteronômio. Vemos que a disputa entre Jesus e o diabo parece ser uma disputa teológica entre escribas ou rabinos. O evangelista de fato constrói isso dessa maneira.

O diabo o levou para cima – para cima indica a condição divina – e lhe mostrou num instante todos os reinos do terra e disse-lhe: "Eu te darei toda esta autoridade e a sua glória, porque me foram entregues, e eu as dou a quem quer que seja. Eu quero." Esta afirmação que Lucas atribui ao diabo é terrível. Não é Deus, mas o diabo que confere poder e riqueza. Portanto, aqueles que detêm poder e riqueza não os recebem de Deus, mas a deles é uma atividade diabólica porque a recebem do diabo.

Esta é uma queixa muito séria e típica do evangelista Lucas. “Portanto, se vocês se prostrarem diante de mim em adoração, tudo será seu.” Então ele convida a um ato de idolatria, mas Jesus também desta vez, citando sempre o Deuteronômio, respondeu-lhe: «Está escrito: “O Senhor, teu Deus, você adorará: somente a ele você servirá.” É a incompatibilidade entre Deus e o poder, entre o amor e o serviço. Então Jesus rejeita categoricamente a proposta do diabo, essa idolatria do poder. 

Ele o levou para Jerusalém, então o diabo parece familiarizado com os lugares sagrados e a Bíblia. Ele colocou isso no ponto mais alto do templo… por que ele o colocou lá? Porque havia uma tradição religiosa que dizia que o Messias ninguém sabia quem ele era. De repente, durante a Festa dos Tabernáculos, ele teria se manifestado no local mais alto que o templo. Então o diabo o convida a se manifestar acrescentando um sinal espetacular.

E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus... Notamos que na primeira e terceira sedução, tentação, o diabo ele diz "já que você é o Filho de Deus", para o do meio, o do poder e do dinheiro, ele não precisava perturbar a condição divina, porque é uma tentação à qual todos os homens sucumbem, que da corrupção e do poder, do dinheiro. Mas aqui novamente "se você é o Filho de Deus", isto é "Visto que tu és o Filho de Deus." “Jogue-se daqui para baixo”, isto é, faça um sinal espetacular. E o diabo parece bastante conhecedor do sagrado escrita, porque, como Jesus rebateu citando frases do livro de Deuteronômio, eis que o diabo responde a Jesus citando o Salmo 91. “Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos sobre vocês. olhai para que vos guardem”; vamos ver como o diabo é perito, assim nos diz o evangelista aqui entender que são as disputas teológicas que Jesus teve com os rabinos, os escribas, que são a verdadeiros instrumentos do diabo. “E também: “Eles te sustentarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.”. Jesus respondeu-lhe: “Está dito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”. Novamente do livro de Deuteronômio. Jesus afirma sua plena confiança na ação do Pai sem precisar provocá-lo para isso para provocar uma ação.

Depois de esgotadas todas as tentações… o verbo “tentar” aparecerá novamente pela ação dos médicos da lei. Eis quem são os demônios, esses defensores da doutrina, na realidade o evangelista os denuncia como instrumentos do diabo. O diabo se retirou dele até um tempo determinado. O que poderia ser esse momento fixo? A partir dos dados que temos no Evangelho o momento fixo é o momento da cruz, um momento tremendo, dramático, do fim de Jesus, quando os líderes do povo dirão a Jesus: "Se ele é o Cristo, salve-se a si mesmo", portanto que use suas habilidades para se salvar.

Mas Jesus, tudo o que ele era, toda a sua força, toda a sua energia, todas as suas habilidades, nunca as entregou usado para o interesse próprio, mas sempre para o interesse dos outros. Não para sua própria conveniência, mas para a conveniência dos homens; ele não pensava na sua vida, mas na vida dos outros. Aqui está então a diferença que surge entre Deus e o diabo: Deus é amor que se coloca a serviço e coloca em primeiro lugar o interesse do outro. em primeiro lugar, o diabo é um poder que domina e só pensa na sua própria conveniência


Jesus na sinagoga

Jesus voltou para a Galileia, a Galileia era a região desprezada, lembramos no Evangelho de João, com que desprezo se dirige a esta região quando os fariseus, os sumos sacerdotes, dizem: “Não se levanta profeta da Galileia”, portanto uma região ignorada por Deus. Com o poder do Espírito e sua fama espalhada por toda a região. Ele ensinou em suas sinagogas e eles o louvaram. O evangelista nunca diz que Jesus foi à sinagoga para adorar, Jesus vai às sinagogas para ensinar sua mensagem, livre dos ensinamentos que os escribas transmitiam bem nas sinagogas. E é claro que isso não poderia deixar de causar acidentes. A primeira de quatro vezes que Jesus entra em uma sinagoga e está sempre em situação de conflito. Ele chegou a Nazaré, onde estava quando já era grande, entrou, segundo o seu costume, na sinagoga no dia de sábado, e levantou-se para ler. Na liturgia na sinagoga havia – como na nossa – um ciclo de leituras de três anos. Começou com um salmo, o Salmo 92, depois houve a leitura de passagens da Lei, do livro do Deuteronômio, e depois terminou com o que foi a leitura da saudação, a leitura de um profeta.

Então Jesus se levantou para ler, e foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías — naquele sábado era a sua vez de ler. este profeta, mas Jesus aqui comete uma primeira transgressão. O evangelista escreve: ele abriu o livro e encontrou (é traduzido como “ele encontrou”, mas o verbo correto é “ele procurou”). O verbo grego é eurisko, de onde vem a famosa exclamação de Arquimedes que todos nós conhecemos, Eureka! O que isso significa? Eu encontrei. Mas encontrei o que procurava. Então Jesus não concorda com o que a liturgia lhe diz. aparece naquele dia, mas vai à procura de uma pessoa específica. E o que é isso? É a passagem da consagração do Messias, capítulo 61 do profeta Isaías. 

“O Espírito do O Senhor está acima de mim” Na liturgia judaica os textos eram lidos na língua sagrada, o hebraico, mas desde então o povo não entendia mais essa língua sagrada, havia um tradutor que, a cada verso, ele traduziu a passagem. O Espírito do Senhor está sobre mim; para isso me ungiu; aqui está “unção”, em Messias hebraico, do qual vem messias, portanto consagrado com a unção de Deus. E ele me enviou para levar as boas novas aos pobres. Quais são as boas novas que os pobres aguardam? O fim da pobreza. E este será o objetivo de Jesus, criar uma sociedade alternativa onde as pessoas, em vez de acumular para si mesmos, compartilhar com os outros.

Para proclamar libertação aos cativos e recuperação da vista aos cegos; os cegos eram os prisioneiros que viviam em cavernas subterrâneas. Para pôr em liberdade os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor, o ano da graça é o jubileu, o da libertação de todos os habitantes do país. E Jesus interrompe o a leitura não pôde ser interrompida, pois o verso continuava com o que era a expectativa do povo: o dia da vingança do nosso Deus. É isso que as pessoas esperam. Jesus não concorda com Isaías. Da parte de Deus só existe uma palavra de amor, de graça, mas não de vingança. A tensão está no auge.

O evangelista escreve: Ele enrolou o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se. Então a leitura acabou. Na sinagoga, os olhos de todos, por isso há grande tensão, estavam fixos nele. Bem Jesus Começa com o que mais tarde causará uma explosão de raiva. Eles tentarão matá-lo. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura que acabais de ouvir. E o evangelista acrescenta “com os ouvidos”. Por quê? Preparar a recusa, com a citação do profeta Ezequiel, que diz: Filho do Homem, você vive no meio de uma geração rebelde que tem olhos para ver. e não veem, e têm ouvidos para ouvir, e não ouvem; porque são casa rebelde. Prepare a recusa que veremos no próximo episódio.


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