domenica 22 settembre 2024

RETIRO ESPIRITUAL PAROQUIAL - Ezequiel 47, 1-12

 




COMPENSA-MANAUS 22 setembro 2024

 


Introdução

Acho importante, no atual contexto histórico e, sobretudo, no nosso contexto social, escutar palavras de esperança, que convidam a olhar pra frente de forma positiva, alimentando a nossa consciência de sonhos, de imagens grandiosas que orientam a nossa vida rumo uma perspectiva positiva. É isso que escutamos na página de Ezequiel 47: um grito de esperança, uma mensagem que enche os pulmões de um ar novo, para respirar com entusiasmo.

O dato interessante, que vale a pena mencionar, é o contexto em que foi escrita esta página. Contrariamente a quanto se poderia pensar,

Um chamado que envolve a pessoa na sua totalidade. Nada vem do profeta, mas tudo é obra de Deus. O profeta responde.

Mediação. Ezequiel investiga a promessa de Deus liderado não pelo próprio Deus, mas por um de seus mensageiros. A mediação faz parte da ação de Deus para conosco. A aventura da fé desenrola-se não na visão daquele a quem pertence a palavra, mas à sombra de um mensageiro que a transmite.

Águas que saem de uma Casa que é o Santuário (1.12). Ezequiel não descobre a fonte mítica da eterna juventude. A água que se torna torrente e que gera vida flui da Casa de Deus, é seu dom. Desce da fachada, que fica a leste, porque a vitória diária da luz sobre as trevas está no Leste. Vida abundante, história e mundo curados e renovados vêm de Deus. Diante de um povo e de um país em ruínas, não se trata antes de tudo de “arregaçar as mangas”, mas de recuperar uma passividade fundamental: porque é. Deus que dá a vida e que a cura. Ezequiel é convidado a entrar no leito da ação de Deus, a deixar-se levar por ela para que tudo volte à vida. Através do seu Jeremias contemporâneo, o Senhor dirá: «O meu povo cometeu duas iniquidades: abandonou-me, a mim, fonte de água viva, para cavar para si cisternas, cisternas rachadas que não retêm água» (Jr 2, 13).

Um mundo curado. Não é só o homem que é curado pelas águas da vida: de facto, tal como o ambiente vital foi criado antes do homem na criação, também aqui as águas, as plantas e os animais são os primeiros beneficiários da ação das águas. Invadem uma terra sem vida, seca (8a) e doente até nas águas que restam (8b.9), e tudo que se move nas águas recebe vida (9). Os peixes ali serão numerosos e o pequeno Mar Morto não invejará de forma alguma o grande Mediterrâneo: porque mesmo em haverá peixes de todo tipo. E na orla há árvores de todas as espécies destinadas à alimentação, que darão frutos “de acordo com os meses”, para que nunca faltem. As águas curativas transmitirão poder curativo às folhas. Tudo será para o homem num universo que redescobriu a sua harmonia. No Éden (Gn 1-2) não havia necessidade de remédios: o mundo emergiu saudável das mãos de Deus. Na visão de Ezequiel sentimos um mundo curado de uma situação doente. É uma nova criação, feita sobre as ruínas da primeira.

Abundância. As águas crescem enormemente, as árvores são “muito numerosas”, assim como os peixes. A vida que o Senhor dá não tem medida. É típico de Deus ir além do cálculo. É esta misericórdia superabundante que Ele também nos pede para usar (Lc 6,36-38), enquanto o cálculo faz parte de uma justiça humana a ser abandonada (Mt 5,20).

O homem no trabalho (10). Neste mundo renovado surge o homem, em atitude activa: os pescadores colocar-se-ão nas águas, tirando com o seu trabalho (redes, pesca) desta vida abundante (10). Haverá ainda reservas de sal, para utilidade do homem e para lhe permitir fazer sacrifícios (43.24). Ele comerá frutas diferentes todo mês, e até as folhas serão úteis, como remédio.

“Ele me fez ir e voltar” (6). Ir e voltar é símbolo de senhorio, de plena liberdade. Ezequiel descobre que nada lhe pertence: nem a água que cura, nem os frutos que ela produz. No final do seu longo ministério, ele tem a graça de perceber que tudo o que conquistou, o arrependimento, a conversão, a esperança que acendeu nos seus irmãos exilados são obra de Deus. Ele vem e vai, mas ele. está perfeitamente imóvel, ou seja, “está” diante de seu Deus, sem nenhum pensamento ou ato que não seja gerado pelo próprio Deus. É a paz daquele em quem Deus curou todo o orgulho, porque absorveu o seu coração, a sua mente, a sua vida. Ezequiel, ao descobrir que tudo lhe é dado, descobre a sua liberdade. Paulo dirá: “O que você tem que não recebeu? E se você o recebeu, por que se vangloria como se não o tivesse recebido?” (1 Coríntios 4.7).

“Deus tinha algo melhor em mente para nós” (Hb 11:40). Não se sabe se Ezequiel testemunhou o retorno dos exilados a Jerusalém. Algo grande, mas também quotidiano, com o sofrimento de encontrar uma cidade e um templo destruídos, e outros proprietários nos seus campos. A promessa, estava claro, não era para aqueles dias, convidava-nos a olhar mais adiante. O templo será reconstruído e inaugurado em 525 AC. Herodes, o Grande, tornará isso esplêndido no tempo de Jesus. No entanto, a promessa não foi cumprida. A promessa de Deus era realmente um mundo paradísico? O que foi aquele templo, o que foi aquela água, o que foi aquela vida abundante?

“Destruí este templo e em três dias o reconstruirei” (Jo 2,19). Cinco séculos depois apareceu um homem. Ele disse sobre si mesmo:

“«Destruam este templo e em três dias o reconstruirei»…(E falou do templo do seu corpo)”.

“Acredite, mulher, chegou o tempo em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai… Mas chegou o tempo, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura tais adoradores” (Jo 4,21.23).

««Quem tem sede venha a mim e quem crê em mim beba; como diz a Escritura: do seu interior fluirão rios de água viva”. (Isso ele disse referindo-se ao Espírito que aqueles que nele cressem receberiam: na verdade, o Espírito ainda não existia, porque Jesus ainda não havia sido glorificado)” (Jo 7,37-39).

“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

De qual templo ele falava teria sido visto em seu “levantamento”, quando os véus rasgados teriam dado um vislumbre do verdadeiro Santo dos Santos, do verdadeiro rosto de Deus, de um coração dilacerado pelo amor: “Dobrando o seu cabeça, ele soltou o espírito… Um dos soldados bateu-lhe no lado com o lança e imediatamente saiu sangue e água” (Jo 19,30.34). Ressuscitado, «soprou sobre os discípulos e disse: «Recebei o Espírito Santo; cujos pecados você perdoar serão perdoados, e aqueles cujos pecados você não perdoar permanecerão sem perdão” (Jo 20,23).

Um mundo curado pela esperança. O próprio Ezequiel teria ficado surpreso com esse cumprimento. Que como Lar, Deus daria o corpo do Filho morto e ressuscitado; como as águas, ele daria o Espírito; como vida, sua vida eterna; como frutos, os seus dons de justiça, alegria, paz, amor; como cura, a cura do coração. O aqui e agora é assim curado a partir do além.

 Trilhas de reflexão

• A pergunta do anjo ao profeta é feita ao próprio leitor. Também nós somos convidados a ouvir, a ver, a deixar-nos levar nesta visão.

• Muitos acreditam que Deus não é mais útil, que é uma muleta pertencente a uma fase atrasada da humanidade. Hoje temos todos os meios para nos ajudar. E a forma como o mundo deve ser governado é ditada pelas regras do mercado. Lancemo-nos todos, indivíduos e sociedades, numa corrida livre: a lei da oferta e da procura será o nosso guia. Qualquer proteção dos fracos é um artifício arcaico. O mundo encontrará o seu equilíbrio guiado pelo novo deus: o interesse. As águas que curam tudo, nós as conhecemos, são o dinheiro e a inteligência humana. Graças a eles a alimentação será abundante e variada, as doenças serão curadas. E Deus, se existir, só pode abençoar esta raça, cujas leis estão na ordem da lógica.

• Este é o mundo com câmeras apontadas para a cabeça da corrida. Se virarmos as câmeras lentamente para trás, aparece uma população enorme, lutando e, atrás, muitos que já caíram. Se os apontarmos para o universo, veremos que ele expeliu poluição; muitos animais desapareceram silenciosamente, terras anteriormente férteis tornaram-se áridas, chuvas torrenciais enterraram outras partes do mundo. A corrida não é pacífica: conflitos mortais irrompem entre os competidores e enormes grupos caem, mas outros encontram nova velocidade para a linha de chegada.

• Sim, a linha de chegada. Qual? Você pode fazer uma viagem turística à lua, pode ser uma conquista. Ou aproveitar tudo ao máximo também é uma conquista. Ao virar da esquina, porém, indomável, está o inimigo à espera, o inimigo de quem só se pode comprar um adiamento, nunca definitivo: a morte. É por isso que corremos tanto? (Lucas 12:20).

• Ezequiel nos pega pela mão e nos faz seguir o seu caminho. Um caminho pelo qual podemos ser conduzidos, mas apenas aparentemente simples. Porque decidimos que espaço a fé deve ter nas nossas vidas e que espaço deve ter a nossa livre iniciativa. Seria ingénuo deixar-se envolver totalmente, como ele, na aventura da fé. Acreditamos, mas com bom senso. A passividade é então um risco enorme, uma aventura em que tudo perde e parece demais arriscar tudo. Gostaríamos de manter o mundo e o paraíso.

• Há uma aventura que o mundo precisa curar, a única verdadeira, a única nova. Administrar significa abraçar verdadeiramente o mundo e dar-lhe vida.

 

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