venerdì 29 maggio 2020

CARTA AOS ROMANOS CAPITULO 8





Estudo bíblico para CEBs

Paolo Cugini

1-12. O capitulo anterior deixou em suspenso uma pergunta: será que é possível sair das augustas amarras do pecado, que não permite ao homem de realizar o bem que conhece? O capitulo 8 é a resposta a este problema. Segundo são Paulo Deus quis esmagar o pecado no seu mesmo terreno que é a carne humana. De fato, enviou o seu Filho Jesus numa carne como a nossa em vista do pecado, ou seja, para destruir o pecado. Como é que Jesus conseguiu esta façanha? Com uma vida de perfeita obediência ao Pai. Em Jesus o amor ao Pai foi maior do medo da morte. Jesus é o único pedacinho de humanidade que o pecado não conseguiu dobrar. Por isso Deus o Ressuscitou e enviou o Seu Espírito no meio de nós e dentro de nós, para que todos aqueles que acreditam no Senhor e acolhem gratuitamente o dom do Seu Espírito se tornem também fortes e firmes na luta contra o pecado. Por isso Paulo afirma que uma vez que acolhemos o Espirito do Senhor não somos mais vencidos dos instintos egoístas, mas vivemos livres para servir unicamente a Deus.

14-17. O Espírito Santo que recebemos nos sacramento produz em nós a mesma humanidade que era de Jesus e, sobretudo, a mesma atitude que Jesus tinha com Deus: a filiação. O Espírito Santo nos torna Filhos de Deus e, por isso, herdeiros da Gloria divina.

18-27. Na caminhada de fé precisamos aprender aquilo que o mesmo Paulo aprendeu ao longo da sua caminhada, ou seja, que os momento de sofrimentos devem ser colocados no horizonte maior da salvação. Só assim conseguiremos entender que os sofrimentos presentes não são comparáveis à gloria futura que será doada a todos aqueles que seguirão o Senhor nesta vida. Além disso, a mesma criação sofre porque participa da vida que vem de Deus e ela também foi afetada pela historia de pecado que caracteriza a vida humana. É no sofrimento que esperamos a libertação definitiva do pecado para podermos viver para sempre em Deus e Com Ele. Em toda esta história o Espirito Santo tem a grande tarefa de nos auxiliar, intercedendo por nós.

28-30. São versículos importantes no debate ecumênico, ou seja, no dialogo com as igrejas evangélicas. Problema: Deus predestinou alguém para a salvação deixando os outros a se perderem? Uma leitura superficial deste três versículos poderia nos levar neste caminho. A chave de intepretação é o versículo 29. Quem são “aqueles que antecipadamente conheceu”? Sem dúvida se trata de todos os homes e as mulheres, pois não pode existir nada que possa ficar fora do horizonte do conhecimento de Deus. Se assim estão as coisas quando Paulo fala de predestinados para se tornarem a imagem do Filho está falando do chamado universal à salvação. É de excluir de forma radical a intepretação excludente da ideia de predestinação, a qual declara que Deus predestinou somente alguns para a salvação.

31-39. É sem duvida um dos hinos mais lindos de todo o Novo Testamento. Paulo, num momento de grande entusiasmo espiritual, expressa toda a sua confiança no Senhor Jesus do qual ele teve uma experiência pessoal. Por isso ele afirma que nada poderá nos separar do amor de Deus. Que esta confiança no Senhor possa também ser a nossa!


Nessun commento:

Posta un commento