mercoledì 8 luglio 2015

SINAIS DOS TEMPOS



MARCOS 13
ESTUDO BIBLICO
Paolo Cugini

É o capitulo mais difícil de todo o Evangelho. É o famoso discurso sobre o futuro. Neste capitulo Marcos utiliza um linguajar típico da literatura apocalíptica, ou seja, daquelas narrações que encontramos já no Antigo Testamento que falam do futuro preparado por Deus, utilizando imagens simbólicas e, as vezes, até assustadoras.

1-8: Jesus apresenta os sinais dos últimos tempos.
Não ficará pedra sobre pedra: a referência é à destruição do Templo de Jerusalém que aconteceu no ano 70 d.c.
Enganarão muita gente: Jesus ensina aos discípulos de permanecer firmes na hora da provação. Talvez Jesus está se referindo a época das grandes perseguições dos cristãos que aconteceram no primeiro século da nossa era.
Haverá terremotos em vários lugares: são os sinais terrestre daquilo que a literatura apocalíptica chama do dia da ira de Deus (Cf. Joel 2-3; Sof 1).
9-13: Vocês serão torturados... por minha causa. É isso que aconteceu historicamente depois da morte de Jesus, quando as primeiras comunidades começaram a se constituírem: muito foram perseguidos, presos e matados. Isso acontece ainda hoje: quem quiser levar a serio a Palavra de Jesus é perseguido, insultado, difamado.
Vocês serão odiados por todos por causa do meu nome: o mundo do egoísmo e da corrupção, não aguenta a verdade e o amor. Por isso os cristãos autênticos serão perseguidos do mesmo jeito que Jesus foi perseguido.

14-23: a abominação da desolação: alusão a Dn 9,27. Talvez o texto se refira a tentativa do imperador Calígula de instalar sua estatua no templo de Jerusalém. Este evento provocou uma fortíssima perseguição contra os cristãos.
Infelizes as mulheres gravidas: porque terão mais dificuldades para fugir.
Reze para que isso não aconteça no inverno: porque o inverno em Israel é muito frio e, por isso, seria uma situação que agravaria o momento já por si mesmo pesado demais.
Se o Senhor não abreviasse esses dias: o tema da abreviação dos dias se encontra em textos apocalípticos. Abreviar os dias porque o sofrimento é duro demais sobretudo para as pessoas que estão seguindo o Senhor. Esta abreviação dos dias acontece graça a oração dos mártires, ou seja daquelas pessoas que foram matadas por causa do testemunho que deram.

Aparecerão falsos messias para enganar até mesmos os eleitos: os eleitos são os cristãos que seguem Jesus. Para não cair nas armadilhas dos enganadores é preciso uma perseverança na meditação da Palavra de Deus e na vida da Igreja.
24-27: O sol vai ficar escuro a lua não brilhará mais, as estrelas começarão a cair do céu: são sinais cósmicos típicos da literatura apocalíptica, quando tenta de descrever os últimos dias. Por isso não é necessário procurar evento históricos correspondentes.

28-37: Parábola da figueira: ensina a ler os sinais dos tempos, a interpretar os eventos históricos à luz da Palavra de Deus.
Tudo vai acontecer antes que morra esta geração: referencia claríssima à destruição do templo de Jerusalém que aconteceu no ano 70 d. C.
Não fiquem dormindo: é o grande tema da vigilância. O cristão deve aprender a viver todo dia e toda hora na presença do Senhor, não deixar nenhum espaço da vida ao ocaso. Toda a vida do Cristão deve ser moldada pela Palavra do Senhor e iluminada pelo Espirito Santo.


Nessun commento:

Posta un commento