sabato 27 agosto 2022

EVAGELHO DE JOÃO CAPITULO 3

 

 



 

 

Comentário pastoral de pe Paolo Cugini

 


vv. 1-21 O encontro com Nicodemos.

Nicodemos é sem duvida o símbolo da pessoa em busca da verdade que encontrando Jesus, escutando a sua Palavra, assistindo aos seus milagres ficou questionando a sua mesma religião. Nicodemos é o símbolo de qualquer pessoa que se deixa questionar por Jesus.Ele, de fato, procura Jesus de noite. Também este é um dato que deve ser interpretado. A noite é o reino do mal, o momento do dia aonde é mais fácil sermos seduzidos pelo demônio. Nicodemos procura Jesus de noite porque percebe nele a força que pode derrubar o inimigo. É a noite da fé, pois Nicodemos procura o homem cuja atitudes confundiu as próprias crenças, as próprias seguranças.

Perante o questionamento de Nicodemos Jesus responde que precisa renascer do alto, nascer novamente: quer dizer isso? Nascer novamente significa que é impossível acolher Jesus e a novidade do seu Evangelho, do jeito que a gente é. É preciso uma transformação radical que somente o Espírito é capaz de realizar. Para acolher a novidade do Evangelho é preciso uma intervenção do alto. Este é o sentido do Batismo e da vida sacramental em geral.

 

vv. 17: “Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele”.

 Versículo extremamente esclarecedor sobre a postura que um cristão deve ter no confronto do mundo. Os cristãos não são chamados a jogar pragas contra o mundo, mas a viver de uma forma tal que o mundo se sinta atraído para um caminho de conversão. Deus, através de seu Filho, quer salvar o mundo: esta é a verdade positiva que a Igreja deve anunciar com as palavras e com a vida.

 

vv. 22.36 Ministério de Jesus na Judéia. Último testemunho de João.

                                          

v. 30:É necessário que ele cresça e eu diminua”:

Deve ser a postura de qualquer cristão que anuncia o Evangelho: ser uma ponte, um meio, um instrumento para que o anuncio de Cristo possa chegar em qualquer lugar e afetar o corações dos homens e das mulheres que encontramos. Quem busca gratificações pessoais na Igreja escolheu o lugar errado. É a humildade o sentimento interior que o Espírito constrói na nossa alma para fazer espaço a Cristo. E esse mesmo sentimento que deve acompanhar a nossa caminhada.

 

v. 31.Aquele que vem do alto está acima de todos; o que é da terra é terrestre e fala como terrestre”.

Este versículo aponta muito bem o caminho que devemos realizar caminhando atrás de Jesus: sair de uma mentalidade terrena que nos escraviza, para conseguirmos pensar as coisas do alto. Somente acolhendo o Espírito de Cristo poderemos mudar a nossa mentalidade humana, que pensa só nas coisas terrenas, para uma atitude e um pensamento mais evangélico.

 

vv. 35-36. “O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. Quem crê no Filho tem a vida eterna”.

Chegamos a Deus passando por Cristo. Todo o tempo que dedicamos a leitura e meditação da Palavra é tempo proveitoso, pois nisso testemunhamos que almejamos a vida eterna.

 

Nessun commento:

Posta un commento