Estudo bíblico para CEBs
Paolo Cugini
1-33. A
conversão de Cornélio, um centurião romano, um pagão, ou seja uma pessoa que
não pertencia ao povo eleito, o povo hebraico, não é um simples ato individual,
mas tem uma abrangência universal. A conversão de Cornélio é o sinal que em
Jesus Cristo Deus decidiu de chamar à salvação todos os povos. É a dimensão
universal da salvação. Dai o nome de católica (= universal) à Igreja, frisando
este dado importante, ou seja, que o caminho da salvação não exclusivo para
alguém, mas é oferecido para todos e todas em Cristo Jesus. Este alcance
universal da salvação se deduz da mesma narrativa e de sua insistência nas
visões de Pedro e de Cornélio.
Interessante
também salientar um dato importante desta narrativa, ou seja, as visões. Pedro
e Cornélio recebem visões, nas quais percebem a vontade de Deus. A nossa
mentalidade materialista tem dificuldade a acreditar nisso. O fato é Deus que
escolhe a maneira de entrar em contato conosco. A Bíblia é cheia de pessoas que
recebem a vontade de Deus em sonhos ou em visões. Um exemplo disso é José, o
Pai de Jesus. Com relata o Evangelho de Matheus, toda vez que Deus que
manifestar a própria vontade para José é através do sonho (Mt 1-3). Sonhos e
visões são formas escolhidas por deus de entrar em contato conosco. É claro que
para entender isso precisa de uma alma pura, sensível ao chamado de Deus, uma
alma que todo dia é acostumada a aprimorar a própria vida interior.
Outro
dado interessante da narração: Cornélio envolve toda a família e os amigos para
o encontro com Pedro, que teria terminado no batismo. A vida cristã se vive na
comunidade e, a verdade do nosso seguimento ao Senhor se mede também na nossa
capacidade de envolver as pessoas mais próximas como amigos e parentes.
34-48. A
pregação de Pedro não é nada mais que a narração da vida de Jesus, desde o
começo até a morte e ressurreição. A pregação começa com a grande intuição que
o centro de todo o capitulo 10: “Deus não
faz acepção de pessoas, mas em qualquer nação, quem o teme e pratica a justiça,
lhe é agradável” (10, 34).
Pregação muita boa aquela de Pedro, pois
desemboca primeiro na descida do Espírito Santo e depois no pedido do Batismo. Palavra
e Espirito são os dois canais privilegiados para que o sacramento do Batismo
possa brotar frutos de Santidade nas pessoas que o recebem. No texto que
estamos analisando o Batismo é a adesão de uma nova vida, uma nova maneira de
pensar, que contrasta com o estilo do mundo. De fato, se no mundo as pessoas se
separam e dividem em grupos antagonistas, na história que acabamos de ler fica
claro que todos somos irmão e irmão, pois ninguém é excluído no Reino de Deus.
Pedimos a Deus que nos ajude a viver neste espirito novo.
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