lunedì 21 settembre 2020

ATOS DOS APÓSTOLOS CAPITULO 10

 

        


Estudo bíblico para CEBs

Paolo Cugini

1-33. A conversão de Cornélio, um centurião romano, um pagão, ou seja uma pessoa que não pertencia ao povo eleito, o povo hebraico, não é um simples ato individual, mas tem uma abrangência universal. A conversão de Cornélio é o sinal que em Jesus Cristo Deus decidiu de chamar à salvação todos os povos. É a dimensão universal da salvação. Dai o nome de católica (= universal) à Igreja, frisando este dado importante, ou seja, que o caminho da salvação não exclusivo para alguém, mas é oferecido para todos e todas em Cristo Jesus. Este alcance universal da salvação se deduz da mesma narrativa e de sua insistência nas visões de Pedro e de Cornélio.

Interessante também salientar um dato importante desta narrativa, ou seja, as visões. Pedro e Cornélio recebem visões, nas quais percebem a vontade de Deus. A nossa mentalidade materialista tem dificuldade a acreditar nisso. O fato é Deus que escolhe a maneira de entrar em contato conosco. A Bíblia é cheia de pessoas que recebem a vontade de Deus em sonhos ou em visões. Um exemplo disso é José, o Pai de Jesus. Com relata o Evangelho de Matheus, toda vez que Deus que manifestar a própria vontade para José é através do sonho (Mt 1-3). Sonhos e visões são formas escolhidas por deus de entrar em contato conosco. É claro que para entender isso precisa de uma alma pura, sensível ao chamado de Deus, uma alma que todo dia é acostumada a aprimorar a própria vida interior.

Outro dado interessante da narração: Cornélio envolve toda a família e os amigos para o encontro com Pedro, que teria terminado no batismo. A vida cristã se vive na comunidade e, a verdade do nosso seguimento ao Senhor se mede também na nossa capacidade de envolver as pessoas mais próximas como amigos e parentes.

34-48. A pregação de Pedro não é nada mais que a narração da vida de Jesus, desde o começo até a morte e ressurreição. A pregação começa com a grande intuição que o centro de todo o capitulo 10: “Deus não faz acepção de pessoas, mas em qualquer nação, quem o teme e pratica a justiça, lhe é agradável” (10, 34).

 Pregação muita boa aquela de Pedro, pois desemboca primeiro na descida do Espírito Santo e depois no pedido do Batismo. Palavra e Espirito são os dois canais privilegiados para que o sacramento do Batismo possa brotar frutos de Santidade nas pessoas que o recebem. No texto que estamos analisando o Batismo é a adesão de uma nova vida, uma nova maneira de pensar, que contrasta com o estilo do mundo. De fato, se no mundo as pessoas se separam e dividem em grupos antagonistas, na história que acabamos de ler fica claro que todos somos irmão e irmão, pois ninguém é excluído no Reino de Deus. Pedimos a Deus que nos ajude a viver neste espirito novo.

Nessun commento:

Posta un commento