mercoledì 19 luglio 2023

FIEL À TERRA

 



Paolo Cugini

 

O anjo do Senhor apareceu a ele em uma chama de fogo do meio de uma sarça. Ele olhou e eis: a sarça ardia no fogo, mas aquela sarça não se consumia (Êx 3:2).

Deus se manifesta na história dos homens e das mulheres no mesmo nível em que nos encontramos, o material, imanente, e o faz colocando uma diferença qualitativa, que desperta a curiosidade de Moisés. Para conhecer o Senhor é preciso ser um pouco curioso, inquisitivo, interessado, animado pela sede de conhecimento.

Aqui temos dois dados interessantes: é Deus que vem ao nosso encontro e quer nos encontrar. É o conceito oposto que é apresentado pela filosofia ou religião devocional, que apresenta um Deus que exige reverência e a quem devemos buscar, que exige devoções, sacrifícios. A passagem em questão diz exatamente o contrário: não somos nós que devemos ascender a Deus, mas é Ele quem vem nos buscar e, consequentemente, nada devemos fazer para nos aproximar dele.

O outro fato importante a sublinhar é que Deus usa nosso nível humano para nos encontrar. Isso significa que, se queremos encontrar Deus para conhecê-lo, não precisamos subir ao céu, mas olhar para a terra. É a nossa fidelidade à terra, a nossa atenção aos acontecimentos e situações que nos permite descobrir a presença de Deus no meio de nós. Este é, entre outras coisas, o significado da encarnação. Aquele caminho da descida de Deus até o homem e a mulher, visível na narrativa da sarça ardente, continuou até a vinda de Deus entre nós na pessoa de Jesus e continua na ação do seu Espírito.

Só quem for fiel à terra terá a oportunidade de ver Deus e descobrir que o Deus que se manifestou em Jesus não é o ser onipotente e onisciente, muito distante de nós mortais, mas: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó. Vamos pensar sobre isso.

Nessun commento:

Posta un commento