sabato 29 giugno 2024

MISSÃO DE JESUS: LIBERTAR O MUNDO DA RELIGIÃO - DOMINGO XIV/B

 



(Ez 2, 2-5; Sl 122; 2 Cor 12,7-10; Mc 6,1-6)

Paulo Cugini

 

A liturgia de hoje oferece-nos uma reflexão sobre alguns temas interligados, que dizem respeito à dificuldade que Jesus encontrou no seu ministério e, em geral, à dificuldade encontrada por todos aqueles que desejam orientar espiritualmente a sua vida, tendo como marco Deus e a sua Palavra. É uma dificuldade que não diz respeito a um povo ou período histórico específico. É, de facto, um problema que encontramos em todas as épocas e em todos os tempos. Claro, é notável a resistência que Jesus teve de mostrar à sua proposta, especialmente por parte daqueles que deveriam ter aceitado esta proposta, ou seja, as pessoas religiosas.

Quando chegou o sábado, ele começou a ensinar na sinagoga. E muitos, ouvindo, ficaram maravilhados e disseram: «De onde vêm estas coisas?” (Marcos 6:2). No Evangelho de Marcos, Jesus entra três vezes na sinagoga. No primeiro foi interrompido. No segundo foi pior porque tentaram matá-lo porque Jesus curou uma pessoa no sábado, despertando a ira dos fariseus. Para Jesus o bem da pessoa vem antes da observância da lei, aliás a observância das leis de Deus está a serviço do bem do povo. O terceiro tempo corresponde ao episódio do evangelho de hoje e há todas as premissas positivas de um encontro que deverá correr bem pelo fato de ele ir a Nazaré, sua cidade natal, entre seus parentes e amigos. Mas mesmo aqui Jesus encontra fortes resistências, porque o seu ensinamento não é como o dos escribas que repetem fórmulas e realizam rituais pré-estabelecidos sempre da mesma maneira. Pelo contrário, o ensinamento de Jesus é a proposta de uma nova relação com Deus, que não se baseia na observância das suas leis, mas na aceitação do seu amor, que exige novas relações com os irmãos e irmãs da comunidade. É precisamente esta novidade que causa espanto entre os que estão na sinagoga, a ponto de questionarem o seu ensinamento.

 “De onde vêm essas coisas?” Uma questão que expressa todo o ceticismo em relação às palavras de Jesus Questiona-se a proveniência divina e a investigação do ambiente de origem da sua doutrina apontada como feitiçaria. A referência, de fato, às mãos - as maravilhas como as realizadas por suas mãos - indica uma origem mágica ou mesmo de feitiçaria e, consequentemente, uma pesada acusação de um impostor, de um vigarista, de alguém que quer chamar a atenção das pessoas enganando-as. com alguns truques. Os homens da sinagoga, da religião do templo, ficam incomodados com a forma gratuita e desinteressada da ação do Mestre Jesus, atento aos fracos, que dá lugar aos pobres. Muito pelo contrário dos líderes religiosos, interessados ​​em dinheiro, em serem homenageados pelo povo, que se vestiam luxuosamente. O estilo de Jesus desmascara a hipocrisia dos líderes religiosos que, para se defenderem, não têm outro instrumento senão a calúnia e a mentira.

“Não é ele…”. Embora Jesus esteja no seu país e, portanto, seja conhecido, os líderes religiosos não o mencionam, mas insultam-no. Ao defini-lo, de facto, como filho de Maria, os líderes religiosos insinuam que Jesus, por um lado, não é digno do seu pai e, por outro, que não presta. Nunca em Israel o homem é definido como filho da mãe, mas sempre do pai, em virtude da cultura patriarcal que considerava o homem como o verdadeiro e autêntico transmissor da paternidade.

 “Um profeta não é desprezado exceto em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa”. Este é o problema subjacente. Jesus, de facto, não se identifica com o sacerdócio, que era dominante na sua época. Jesus identifica a sua pessoa e a sua missão na linha profética, no caminho de quem viveu a religião, a relação com Deus não como uma profissão, ou como um conjunto de preceitos a serem obedecidos, mas como uma profunda experiência de amor com o Mistério, que tentaram transmitir aos seus discípulos.

“E lá ele não conseguiu fazer nenhum milagre”. A conclusão é terrível e muito triste. Onde há religião, Jesus não pode se manifestar. Onde a relação com Deus é mediada por ritos, tradições humanas, doutrinas e dogmas que não conseguem captar o verdadeiro bem das pessoas, Jesus e o seu espírito não podem agir. A tarefa da Igreja é, portanto, libertar os homens e as mulheres da religião, ajudá-los a entrar numa relação profunda de confiança com Deus, num estilo de vida essencial e simples, sinal autêntico da presença do Deus de Jesus Cristo no mundo.

 

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