mercoledì 8 luglio 2015

O SENTIO DO TEMPLO



MARCOS 11

ESTUDO BÍBLICO

Paolo Cugini
1-11: Jesus entra em Jerusalém acolhido como um rei.

12-14: a interpretação que é oferecida por este texto sem duvida obscuro é a força da oração feita com fé.

15-19: texto importante porque Jesus nos ajuda a entender o sentido do templo, do espaço sagrado. O costume de usar o templo para realizar negocio tinha transformado o templo de Jerusalém numa verdadeira feira. Jesus entra expulsando os vendedores e afirmando que o templo é casa de oração. Quantas vezes nas nossas paróquias as capelas como o santíssimo sacramento são utilizadas para realizar comícios políticos, encontros da suade, da assistência social e todo mais! Quando se questiona estas posturas a resposta é que existe uma ligação entre fé e vida e, por isso, é licito fazer na capela aquilo que representa a vida. Na realidade este texto demonstra que nem tudo aquilo que é vida pode ser colocado no templo. Cada ação vital tem  o próprio espaço especifico. Jesus expulsando os comerciantes do templo, não está dizendo que o comercio é ruim, mas que espaço do comercio é a feira, como o espaço para jogar a bola é o campo, e assim em diante. A primeira manifestação do encontro com o Senhor é a ordem. Jesus entra na nossa vida e bota moral, coloca ordem, para que saibamos viver de forma autentica os nossos compromisso corriqueiros. Quem não sabe respeitar nem o templo do senhor, dificilmente saberá respeitar os outros espaços. Que se acostuma a fazer no templo o que quiser, não é por amor a vida, mas porque se sente dono do templo.

20-26: A confiança em deus é a força da oração. Este é o sentido das palavras de Jesus neste trecho. Além disso, o texto nos diz que a oração funciona somente quando somos capazes de perdoar. É, de fato, inútil se dirigir a Deus com orações e pedidos, quando não conseguimos perdoar os nossos irmão e irmãs.


27-33: Neste texto Jesus mostra que o cristão deve ser uma pessoa esperta, no sentido positivo. Jesus mostra toda a sua esperteza no dialogo com os fariseus que queriam enganá-lo. Por isso Jesus responde com astucia. Não podemos pensar de entrar no dialogo com o mundo do mal, que se articula com toda sorte de artimanhas, desprovidos de tudo. Precisamos ser inteligentes e aprender a nos defender com astucia, assim como fazia Jesus. 

Nessun commento:

Posta un commento