sabato 28 dicembre 2024

BATISMO DO SENHOR - domingo 12 janeiro 2025

 




Paolo Cugini

 

         Começamos o ano com a festa do batismo do Senhor, oportunidade que a liturgia nos oferece para refletir sobre o significado do nosso batismo, para que esteja em harmonia com o batismo de Jesus. Na liturgia de hoje, dois significados do batismo. são apresentadas nas leituras, que encontramos unidas no rito atual, nomeadamente o batismo com água, que foi o fornecido por João Batista e o batismo com o Espírito Santo proposto por Jesus através das leituras que nos são propostas,. procuramos aprofundar o significado autêntico do Batismo.

No deserto prepare o caminho para o Senhor,

abra o caminho para o nosso Deus na estepe. Que

todo vale seja exaltado,

toda montanha e toda colina sejam rebaixadas;

o terreno acidentado torna-se plano

e o terreno íngreme torna-se um vale (Is 40).

O batismo que João Batista prega é o batismo com água e ele o faz com palavras duras, chamando a multidão: “ raça de víboras ”, convidando à conversão, à mudança de vida. Há, portanto, um primeiro nível na vida de fé, que consiste no compromisso de realizar gestos concretos de mudança de vida, que consistem em abandonar hábitos negativos, vícios, paixões que perturbam a existência. Não é por acaso que João Baptista, quando prega, utiliza o texto de Isaías, que a liturgia de hoje nos propôs na primeira leitura. Trata-se de pavimentar o caminho da nossa vida para que o Senhor possa entrar, resolver os terrenos acidentados, preencher os vales. Todas estas são expressões que nos convidam a mudar de vida, porque não podemos apelar ao Senhor continuando a viver um estilo de vida que contradiz aquilo que invocamos. O Baptismo com água pretende simbolizar este esforço de “limpeza” externa da nossa vida, uma limpeza que nós próprios somos chamados a realizar.

Depois há a entrada em cena de Jesus, que cumpre em parte as expectativas de João Baptista. Jesus vem trazer o Espírito Santo, que é vida plena para todos de forma gratuita. Este Espírito de vida dado gratuitamente a todos é graças à vida dada por amor por Jesus. Quando Jesus cita a expressão de João que falava do futuro messias que ele batizaria no Espírito Santo e no fogo, falará apenas do futuro messias. Espírito, mas não do fogo. Jesus é apenas amor e não castigo. Há uma oferta indignada de vida a todos. O céu se abriu : Deus corresponde à disponibilidade da vida com o dom de si mesmo. No Antigo Testamento pensava-se que o céu estava fechado devido à dureza do coração do povo de Israel, mas abre-se definitivamente com Jesus e torna-se caminho de salvação para todos. O Espírito Santo é a energia de Deus, em forma corpórea, como uma pomba. Nesta passagem há uma clara referência ao livro do Gênesis, que fala do espírito sobre as águas, que era simbolizado pelos judeus com a pomba. Em Jesus há a nova criação que não termina com a morte, mas com a vida. Em Jesus só há vida e não condenação, por isso não há menção ao fogo em suas palavras. Jesus veio trazer uma mensagem de salvação para todos, sem excluir ninguém.

 Quando apareceu a bondade de Deus, nosso salvador,

e o seu amor pelos homens ,

ele nos salvou,

não por obras justas realizadas por nós,

mas pela sua misericórdia,

com uma água que regenera e renova no Espírito Santo,

que Deus derramou sobre nós em abundância

por meio de Jesus Cristo, nosso salvador,

para que, justificados pela sua graça,

nos tornemos, na esperança, herdeiros da vida eterna (Tito 2).

Paulo, na carta a Tito que nos é proposta na segunda leitura, reitera o discurso do Evangelho de Lucas. O amor que recebemos de Deus em Jesus Cristo não é fruto do mérito pelas obras que realizamos, mas é um dom gratuito da sua misericórdia. Entrar nesta nova perspectiva de fé significa ter a coragem de sair da lógica da religião do mérito, feita de obediência às regras e aos preceitos, que acalmam a consciência, mas não permitem entrar na esfera da gratuidade de Deus, manifestada pela Jesus Cristo.


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