martedì 13 febbraio 2024

QUARTA-FEIRA DE CINZAS 2024

 




 

Paulo Cugini

 

Quarta-feira de Cinzas: Começa a Quaresma. Desejo de viver intensamente este período espiritual para recuperar um caminho de busca de sentido, para intensificá-lo. São dias em que nos é dada a oportunidade, também através das leituras quotidianas, de redescobrirmos a beleza da vida, a alegria de uma vida vivida com amor, como doação gratuita de si mesmo. Então, coragem, vamos em frente, procuremos o Senhor, como Ele se deixa encontrar. Vamos procurar o caminho da vida autêntica, limpando a nossa existência de toda hipocrisia, de vidas duplas. Vamos nos levar a sério, vamos tirar o mal da nossa existência para viver bem ao máximo.

Rasgue o seu coração e não as suas roupas,
volte para o Senhor seu Deus,
pois ele é misericordioso e misericordioso,
tardio em irar-se e de grande amor (Gl 2:13).

Rasgue o coração: é um convite a levar a sério, a não parar nas aparências, a mudar elementos externos de nossas vidas, mas a ter a coragem de entrar, profundamente, para ver o que está errado, o que faz você se sentir mal. Neste caminho interior é-nos mostrado o objetivo: descobrir a misericórdia de Deus. Abandonar a tranquilidade da religião com as suas leis e decretos, para dar lugar ao amor de Deus manifestado por Jesus. A Quaresma como caminho para aprender a deixar-se amar, para deixar que o Senhor cure as nossas feridas, aquelas que se formam com o sentimento de abandono, de não sermos considerados, que afeta a nossa autoestima e a enfraquece. Deixemo-nos amar pelo Senhor, reconciliar-nos com Ele.

"No momento favorável eu te respondi e no dia da salvação te ajudei." Agora é o momento favorável, agora é o dia da salvação! (2 Coríntios 6:2). Tentação de deixar para amanhã, porque a mudança nos assusta. Na segunda leitura, Paulo convida-nos a ter coragem, a começar agora este caminho, a deixar entrar em nós o amor do Senhor para nos transformar e renovar. Agora é o momento certo: não deixe para amanhã, vamos começar agora. Façamos isso juntos, como sugere Joel na primeira leitura.

Tenhamos cuidado para não praticarmos a sua justiça diante dos homens para sermos admirado por eles... mas somente pelo seu Pai que vê em secreto (Mt 6,1.18). Este é o trabalho que o tempo da Quaresma nos exorta a fazer: fazer tudo para nos tornarmos pessoas autênticas, que não tem vidas duplas, palavras duplas, que não procurem o julgamento de homens e mulheres. Sair dos caminhos que nos levam a uma vida hipócrita, feita de aparência, para mostrar o que não somos e esconder o nosso vazio. A Quaresma é o tempo em que nos colocamos à disposição para sermos cheios do amor de Deus.

 

Nessun commento:

Posta un commento