giovedì 27 luglio 2017

A VIDA DA PRIMEIRA COMUNIDADE





ATOS DOS APOSTOLOS CAPITULO 2
ESTUDO BÍBLICO para CEBs
Paolo Cugini

1-13. Pentecostes: período de 50 dias depois da Páscoa. O milagre do Pentecostes assemelha a glossolalia, a capacidade de falar em línguas. Qual é o sentido espiritual deste milagre? Talvez o sentido profundo deste fenômeno está na capacidade de falar uma língua que todos entendem. Esta linguagem que o Espírito Santo suscita é sem duvida a linguagem do amor. “Nós ouvimos anunciar em nossas próprias línguas as maravilhas de Deus” (v. 12). Somente o amor é capaz de realizar isso. Outro dado importante que é bom sublinhar. A presença do Espírito na história produz a harmonia entre os povos. Os cristãos batizados que recebem o Espírito Santo devem ser instrumentos do projeto de comunhão do Pai.
14-36. Pedro toma a palavra porque é o chefe dos apóstolos. A atitude de Pedro é surpreendente pois ele sempre se demonstrou um medroso. O encontro com o Cristo Ressuscitado (Jo 21) o transformou. Interessante é a maneira de Pedro pregar, pois ele demonstra a verdade da ação e da identidade de Cristo citando textos do Antigo Testamento e, em modo especifico, dos profetas. Esta é uma ótima indicação também pela pregação dos dias de hoje. É a Palavra de Deus a melhor testemunha de Cristo.
17-18: Pedro demonstra que a vinda do Espírito Santo já era anunciada pelos profetas (Joel 3,1-5).
19-21: Os prodígios nos céu eram anunciados pelos profetas do Antigo Testamento como sinal da presença de Cristo. Talvez a referencia seja aos milagres de Cristo e, também, aos eventos que aconteceram na tarde do dia em que Jesus morreu.

22-24: Pedro sem medo passa na cara dos Hebreus que eles mataram o mesmo Jesus Cristo anunciado pelos profetas.

25-36: nestes versículos Pedro interpreta o salmo 16 à luz do mistério da Ressurreição de Cristo. Segundo Pedro já nas palavras do Salmo 16 de autoria de Davi é possível vislumbrar o mistério da Ressurreição que se realizou em Jesus. Com um prosa profunda e firme Pedro explica a partir da Sagrada Escritura que Jesus Cristo, que os hebreus crucificaram é exatamente aquele que os profetas anunciaram como salvador. “Saiba, portanto, com certeza, toda a casa de Israel: Deus o constituiu Senhor e Cristo, este Jesus a quem vós crucificastes”.

37-41. A pregação de Pedro foi tão profunda que provocou a conversão de muitos que escutaram. “Irmãos, que devemos fazer?” É a pergunta da fé. A fé em Jesus começa como uma tomada de consciência dos nossos erros e do desejo de mudar de estrilo de vida. Por isso Pedro retrucou: “Arrependei-vos!”.
Cada um de vós seja batizado:o Batismo é interligado ao desejo de mudar de vida, ao caminho de conversão. Foram batizados aqueles que acolheram as Palavras de Pedro. A pregação da Palavra é fundamental para abrir os corações ao caminho do Senhor.

42-47. Lindas palavras que mostram a vida e a vivencia da primeira comunidade cristã. 

Nessun commento:

Posta un commento