mercoledì 14 agosto 2024

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE MARIA

 



(Ap 11,19a; 12,1–6a.10ab; 1Cor 15,20–27a; Lc 1,39-56)

 

 Paulo Cugini

Embora o dogma da Assunção de Maria seja recente (1950: é o último dogma formulado pela doutrina católica), a reflexão sobre este mistério da fé é muito antiga. Na verdade, a literatura apócrifa sobre a Assunção da Virgem Maria ao céu é muito abundante. São cerca de sessenta obras, transmitidas em manuscritos datados do século V em diante e escritas em diferentes línguas: grego, latim, etíope, árabe, arménio, copta, siríaco, eslavo e gaélico. Além disso, a produção sobre o tema em questão durante a época medieval é muito rica, atestada em vários idiomas. Segundo os estudiosos, o início da tradição da Assunção de Maria remonta ao século II d. C. no contexto gnóstico.

A tradição da permanência de Maria em Jerusalém no último período da sua vida é bastante sólida, atestada pelas Escrituras (Jo 19,25; At 1,14; Gl 2,9) e a história baseia-se num facto bastante certo do ponto de vista da crítica histórica. É natural pensar que nos últimos anos da sua vida Maria viveu protegida pela comunidade cristã de Jerusalém, numa das casas que ocupou. Os apóstolos tiveram, então, que cuidar de seu sepultamento com especial atenção, e ela teve que ser sepultada na área funerária de Jerusalém, perto do riacho Cedron, na parte oriental da cidade. Esta área funerária já funcionava no século I, de acordo com escavações arqueológicas recentes.

A elaboração da narrativa do fim da vida de Maria inspira-se e, até certo ponto acompanha, o fim da vida de Jesus, com base nos evangelhos e na tradição cristã, que se desenvolveu posteriormente. Esta é a sequência: um anjo consola Maria em momentos de angústia e tormento antes de sua morte e anuncia-lhe o que acontecerá, assim como um anjo havia consolado Jesus poucas horas antes de sua morte (ver Lucas 22,43-44). Todos os apóstolos, inclusive Paulo, acompanham Maria durante sua morte e sepultamento, o que não aconteceu no caso de Jesus. Maria é acompanhada por três virgens que a auxiliam, assim como Jesus foi acompanhado e vigiado na cruz por três mulheres (. João 19:25). Maria não será vítima de nenhum ataque do demônio e, como aconteceu com Jesus, não cairá nas mãos de Satanás, mas o derrotará protegida pela força divina. Finalmente, Maria é colocada num novo túmulo fora de Jerusalém e no terceiro dia o seu corpo e a sua alma, como no caso de Jesus, são glorificados.

A história da Assunção, tal como é relatada nos textos apócrifos dos primeiros séculos da Igreja, não se limita a narrar o fim da vida de Maria, mas também tenta explicar o significado do seu falecimento e a recompensa celeste que mereceu. A narrativa pretende afirmar que Maria realmente morreu (apesar da discussão dos teólogos sobre este ponto) e que ela realmente foi glorificada (a forma também é motivo de debate).

Irmãos, Cristo ressuscitou dos mortos, sendo as primícias dos que morreram (1Co 15.20).

A segunda leitura de hoje quer ajudar-nos a refletir sobre o significado da Assunção de Maria e porque ela é importante no caminho da fé. A Assunção de Maria torna verdadeiro o discurso de Paulo, lembrando-nos na primeira carta aos Coríntios que a ressurreição de Cristo não é um facto isolado, limitado apenas a Ele, mas é “as primícias dos que morreram”. Jesus, portanto, é o primeiro de uma longa série e Maria é o exemplo da verdade do que Paulo afirma. Jesus com sua paixão, morte e ressurreição abriu uma passagem no céu, para que todos aqueles que seguem seu caminho possam entrar. “Ele baixou os céus e desceu”, diz o Salmo 18. Com a sua Ressurreição Jesus não baixou os céus, mas abriu uma brecha para todos aqueles que ouvem a sua Palavra e a põem em prática.

O que nos diz o trecho evangélico desta solenidade sobre o caminho terreno percorrido por Maria, que a conduziu no caminho do seu Filho? Que traços da espiritualidade mariana podemos delinear nestes versículos?

Ele olhou para a humildade de seu servo. O primeiro é este. O Pai olhou para esta menina do povo de Israel, não para a sua grandeza, fama, beleza, mas para a sua humildade. O Pai viu que havia espaço na alma daquela menina para entrar. Maria não procura a si mesma, o seu próprio interesse, mas exclusivamente a vontade do Pai. Ela entendeu que o motivo da sua eleição não vinha de nenhum mérito pessoal, mas exclusivamente do espaço nela criado pela busca constante e diária da vontade do Pai.

sua misericórdia para com aqueles que o temem, de geração em geração. Maria captou a dimensão da misericórdia do Pai, que envolve todos aqueles que O temem, que O procuram. Viver no horizonte do Senhor significa experimentar a sua misericórdia, que se traduz na possibilidade constante de recomeçar apesar das quedas e dos erros. Antes de qualquer censura, há no Pai a oferta feita aos seus filhos e filhas para se levantarem e retomarem o caminho. Ternura, amor, misericórdia, doçura, mansidão: são palavras que falam Dele, do Pai, percebidas apenas por quem O busca com coração sincero em todos os momentos da vida. A misericórdia do Pai produz em quem a recebe um sentimento de paz, que se transmite naturalmente a quantos encontramos ao longo do caminho.

Ele dispersou os orgulhosos nos pensamentos de seus corações; derrubou os poderosos dos seus tronos, exaltou os humildes; saciou de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias.

Precisamente porque criou espaço para Deus na sua vida e Deus entrou nela, Maria compreendeu de que lado Ele estava: o lado dos pobres, dos aflitos, dos perseguidos. Só aquele e aquela que abriram espaço ao Senhor, como fez Maria, que se fez pequena e humilde para acolher o amor do Senhor, que ama os pequenos e humildes da terra, podem compreender este facto. Na história da salvação, o Pai sempre interveio em defesa dos pobres, para protegê-los da arrogância dos ricos. Esta escolha é claramente visível em Jesus que: “de rico tornou-se pobre” (2 Cor 9,8) e caminhou pelas ruas da Palestina de forma simples e rodeado de pobres. Neste caminho também há espaço para os ricos que decidem partilhar a sua riqueza. Maria viu esta escolha radical e irrecuperável de Deus realizada no Filho e vivida pela primeira comunidade cristã.

Invoquemos, portanto, Maria para que nos ajude todos os dias a viver como Seu Filho e, assim,  passar com Ela, deste mundo da morte, para o mundo da vida.

 

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