Estudo bíblico para CEBs
Paolo Cugini
1-18. Pedro
explica para os apóstolos de Jerusalém o evento de um pagão (Cornélio)
batizado. Na primeira fase do cristianismo, como é possível perceber nestes
capítulos iniciais, A Igreja de Jerusalém era a mais importante, também porque
foi a primeira a ser fundada. Além disso, os apóstolos moravam lá e toda obra
missionária tinha sempre como referencia a Igreja de Jerusalém e os Apóstolos.
Não de estranhar o fato que os Apóstolos não tinham ainda entendido que a
salvação era oferecida para todos e não apenas para os judeus. De fato, o mesmo
Jesus em algumas ocasiões tinha falado que Ele foi enviado antes de tudo pelas
ovelhas perdidas da casa de Israel (). É nestes contextos que podemos entender
a ação do Espírito Santo, que ajuda os cristãos a entender na plenitude a
vontade de Deus que se manifestou nas palavras e nas obras de Jesus. A Palavra
de Jesus não é morta, um documento do passado, mas viva e eficaz pela ação do
Espírito Santo. “Desceu o Espírito Santo
sobre eles, assim como sobre nós no principio” (At 10,15).
Esta
descoberta manifestada por obra do Espírito Santo ajuda os Apóstolos e toda a
Igreja a entender outra grande questão. Os Hebreus não podia comer certo tipo
de carne. O fato que os primeiros cristãos eram todos de origem hebraica, fazia
com que trouxessem por dentro do cristianismo muitas doutrinas do hebraísmo,
entre elas as prescrições alimentares. “Ao
que Deus purificou não chames tu de profano”. Na nova Aliança inaugurada
por Cristo nenhum alimento é impuro, por isso podemos comer qualquer coisa sem
problemas. É estranho, portanto, que depois de tantos séculos tem ainda pessoas
que se dizem cristão, que leram estes passos bíblicos e vivem com a proibição
de alguns alimentos como a carne de porco. At 11 sobre este assunto é bem
claro.
19-26. A
comunidade de Antioquia foi fundada com o pessoal que fugiu da perseguição
começada na época do martírio de Estevão (Capitulo 7). Podemos mesmo afirmar
que não perderam tempo! “Falaram também
aos gregos anunciando-lhes a Boa nova de Jesus”. A pregação da Palavra
provoca a conversão de muitas pessoas. A Igreja de Jerusalém, que como vimos
nesta primeira fase era o centro da vida da Igreja enviou Barnabé para
fortalecer o trabalho missionário e Barnabé foi atrás de Paulo em Tarso. É
fascinante escutar o testemunho das premerias comunidades cristãs e dos
primeiros missionários, que com muito amor e zelo se dedicavam ao anuncio do
Evangelho.
27-30. O
profetismo é uma característica das primeiras comunidades cristãs. Estes
profetas, assim como os profetas do Antigo Testamento, tem um cunho
carismático, falam em nome de Deus sob a ação do Espírito Santo, ajudam o povo
a interpretar os sinais dos tempos. Neste caso especifico o profeta Ágado
alerta sobre uma iminente carestia. Nestes versículos aparece pela primeira vez
a palavra: presbíteros, que em grego que dizer anciãos. Estes anciãos são os
responsáveis das comunidades cristãs. A função do padre na comunidade é
exatamente esta: ser o ancião (presbítero) na comunidade, não no sentido
biográfico (idade), mas sim espiritual, ou seja aquele que recebeu o mandato de
orientar espiritualmente a comunidade. Quando os nossos irmãos evangélicos
dizem que a palavra padre não existe na bíblia é porque não conhecem o grego e
nem a história da Igreja. Bastaria somente ler este versículo.
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