lunedì 21 settembre 2020

ATOS DOS APÓSTOLOS CAPITULO 13

 

 


Estudo bíblico para CEBs

 

Paolo Cugini

1-12. É o Espírito Santo o grande protagonista da formação da Igreja! Sem dúvida a maneira do Espírito Santo se comunicar com Paulo é de forma mediada, ou seja, através de pessoas ou eventos, mas é interessante a consciência que a primeira comunidade tem de que tudo aquilo que está acontecendo é obra do Espírito Santo. É Ele que fala aos discípulos e os envia na missão. É o reconhecimento que atrás de decisões humanas é o Espírito Santo que está agindo. Além disso, é sempre o Espírito Santo que dá a Paulo a coragem de passar a verdade na cara ao Mago Elimas a verdade. “Homem cheio de toda falsidade e toda malicia”. Precisamos estar abertos à ação do Espírito Santo se quisermos que os nossos atos sejam o reflexo da sua presença na nossa vida.

13-44. Aqui encontram mais uma pregação típica da primeira comunidade. Diante dos judeus, Paulo lembra para eles a história da salvação desde a saída do Egito até a morte de Cristo. Interessante que Paulo, nesta pregação, inclui também o trabalho missionário que os apóstolos estão realizando. “Quanto a nós anunciamos a Boa Nova” (13,32). Mais uma vez foi uma pregação que deu certo, pois o texto relata a conversão de muitos judeus.

Toda a cidade se reuniu para ouvir a Palavra de Deus” (13,44). A maneira nova de Paulo pregar chama a atenção do povo. De maneira se trata? É a capacidade de Paulo de ligar na pregação os fatos do passado com o presente da história, a atualidade. O povo, escutando Paulo, percebe que a vida deles está incluída no plano de Deus, por isso sentem a vontade de escutar a pregação de Paul, pois recebem indicações concretas sobre o sentido da vida.

É claro que o trabalho de Paulo e Barnabé provocou o ciúme dos judeus, os quais fizeram de tudo para atrapalhar o trabalho missionário deles. A Decisão de Paulo de ir para outros lugares, significa que os missionários não são chamados para fazer a cabeça das pessoas e, além do mais, para acolher o Evangelho precisa da liberdade. Ninguém pode se converter com a força. Foi por causa da resistência do judeus que os discípulos perceberam que Deus tinha decidido de espalhar o Evangelho para todos os povos da terra. “Desse modo, a Palavra do Senhor se espalhava por toda a terra” (13,49). Mais uma vez fica claro que os métodos de Deus não são os nossos, pois a Palavra de Deus não se espalhava por causa de um planejamento, mas sim devido às circunstancias hostis que a primeira pregação encontrou no mundo judaico.  

Nessun commento:

Posta un commento