sabato 27 agosto 2022

EVANGELHO DE JOÃO CAPITULO 5

 




Paolo Cugini


VV. 1-18: o paralítico doente a mais de 38 anos é claramente o símbolo da humanidade apodrecida no pecado, que não acredita mais numa possibilidade de salvação. É por isso que Jesus pergunta: “Você que ficar curado?”. Não uma pergunta fútil, pois Jesus percebe a situação de descaso e de abandono do paralítico. Jesus, mais uma vez, vive este encontro com o doente como uma possibilidade de explicar o sentido da sua presença e da sua missão.

Logo que Jesus cura o paralítico, as autoridades começam a questioná-lo. “Então as autoridades começaram a perseguir Jesus”. É um dato evangélico extremamente profundo. Deus em Cristo entra na historia dos homens e mulheres mergulhados na morte e não é aceite. Atualizando podemos afirmar que cada vez que a Igreja vive o Evangelho produzindo vida, logo si torna motivo de questionamento e de critica por parte do poder.

 

VV 19-30: “O Filho faz apenas o que vê o Pai fazer”. “Eu não procuro fazer a minha vontade, e sim a vontade daquele que me enviou”.

Nestes dois versículos encontramos uma verdade profunda da identidade de Jesus. Sendo que o Filho quer fazer somente a vontade de Deus, e nada mais, isso quer dizer que nos seus atos e nas suas Palavras deparamos com a vontade de Deus, com o mesmo Deus.

Outros dois dados encontramos nestes versículos que estamos comentando. Em primeiro lugar É indicado que Jesus pode dar a vida porque, como Deus, Ele tem a vida em si mesmo. Por isso Ele realiza milagres, esbanjando vida. Por isso a sua Palavra é cheia de vida, porque Ele participa  da vida de Deus, Ele tem vida em si mesmo.

Em segundo lugar é precisado que Deus entregou o poder de julgar para o seu Filho Jesus. Se isso é verdade, quer dizer que o tempo presente é o tempo para fazer de tudo para deixar que Jesus nos conheça e também para que possamos conhecer a Jesus.

VV. 31-47:Vocês vivem estudando s escrituras, pensando que vão encontrar nelas a vida eterna”.

Se o estudo das Escrituras não nos leva a reconhecer Jesus na historia, não adianta a nada este estudo. Toda a Bíblia fala de Jesus, então devemos procurar a Bíblia não para resolver os nossos problemas, mas para melhor conhecer a Jesus. Ao longo da semana deveríamos nos questionar: que tipo de conhecimentos temos da Bíblia? Porque a folhamos? O que procuremos nela?

“Eu não aceito elogios dos homens”. Porque é tão importante conhecer a Jesus, ler a Palavra de Deus? A resposta a encontramos neste versículo: para vivermos em modo diferente do mundo. De fato, os homens e as mulheres no mundo gostam de serem aplaudidos, buscam a gloria dos homens e isso por casa do vazio que está dentro deles. Se de verdade só Deus basta a nossa vida, se estamos vivendo somente por Ele, então a nossa vida se torna escondida com Cristo em Deus (Col3, 3). Jesus critica radicalmente o estilo de vida do mundo. Por isso é importante conhece-lo assim como ele é de verdade e não como queremos que seja Só Ele pode nos conduzir fora de uma vda vazia, em sentido.

Caminhemos, então, em busca da Verdade que, em Cristo, se deu a conhecer. E se deu a conhecer isso quer dizer que capacitou o homem e a mulher para captá-lo. 

Nessun commento:

Posta un commento