giovedì 15 febbraio 2024

Terceiro cântico do Servo de YHWH (Is 50, 4-11)

 




Paolo Cugini

O terceiro cântico do Servo de YHWH descreve o servo quase como um homem sábio.

O Senhor dá-me uma linguagem de discípulo: o sábio é aquele que escuta a sabedoria que vem do alto e a vive concretamente. Lembre-se das instruções que Moisés deu a Josué antes de entrar na terra prometida. A mesma indicação que YHWH dá ao Rei Salomão. O servo de YHWH neste terceiro cântico segue, portanto, o modelo de sabedoria.

Outra característica: aqui temos depoimentos em primeira pessoa. Aqui temos a voz dele. Isso dá força ao texto. Nesta canção aprendemos o segredo da força do servo. Passamos a saber o que ele pensa e vivência no momento da prova.

8-9: o servo demonstra uma autoconsciência muito forte. Viver a mansidão, o estilo não violento não significa ser bem-humorado ou fraco. O servo também é forte, mas a sua força não é muscular, mas interna.

v. 4: O Servo medita na Palavra dia e noite. A Palavra corrobora a vida do Servo. Veja Maria que dá carne ao Verbo, somatiza-o. Maria é a imagem do Sábio que deixa gerar dentro dela a Palavra. O discípulo tem uma nova linguagem. O servo de YHWH é um discípulo nesta perspectiva, que vem da relação com a Palavra. O segredo é lembrar que você é um discípulo. Assim como Jesus disse: eu não dou a vida por mim mesmo, mas pelo Pai. Basta sermos discípulos para reconhecer que tudo vem de Deus: o dom recebido da Sabedoria é dado para ser partilhado com os desanimados.

Todas as manhãs meu ouvido escuta: a melhor oração da Bíblia é sempre a da manhã. À noite é difícil rezar, é difícil ouvir. À noite, a oração corre o risco de se tornar um monólogo. A oração matinal nasce quando tudo ainda não começou, estimula o silêncio e a escuta. O discípulo sabe de onde vem a vida, por isso permanece em silêncio e escuta. As crianças começam a falar ouvindo. Veja Salmo 27: se você não falar comigo, sou como quem desce à cova. Se não ouço algumas palavras significativas, não tenho palavras significativas. Se eu não ouvir, não posso dizer nada. Ser discípulo é a condição normal do homem e da mulher. É por isso que a oração é antes de tudo silêncio e escuta. Saber ouvir também é saber ver.

O Senhor Deus abriu-me os ouvidos e não resisti”: há uma nuance importante. É algo também presente na literatura profética. Não é fácil ter um relacionamento com Deus, temos dentro de nós a primeira resistência. Este servo é um servo fundamental. A ação de Deus pode ser resistida. O nascimento é uma experiência traumática. A experiência da novidade é difícil de aceitar, é dolorosa. Ter os ouvidos abertos é uma experiência difícil. Quem aprendeu a lutar com o Senhor e a levá-lo a sério experimentará na realidade a mesma força que desenvolveu com o Senhor.

Dei as costas aos flageladores: aqui há oposição. Existem pessoas violentas que querem humilhar e prejudicar. A flagelação é um castigo. Isso não prejudica apenas o corpo, mas também a alma. Aqui os inimigos querem atacar a dignidade. Aqui está a força do Servo que permanece em situação de grande humilhação. Como permanecer de pé nesse contexto?

O Senhor Deus me ajuda: aqui está o ponto central. A verdadeira força é encontrada na disciplina interna. Resistir à humilhação é muito difícil. Você permanece de pé se tiver a força que vem de Deus. O Servo não reage. O Servo não vacila porque a sua força interior lhe revela a sua identidade. O Servo sabe que a violência é sinal de fraqueza. Atacar outro não é sinal de força. A verdadeira força é endurecer o rosto e permanecer firme na dignidade. O Servo sabe o que é o mal e o bem. Aqueles que usam a violência não entenderam o que é o bem. Este Servo não cai no engano porque é forte em si mesmo. É a força que vem de Deus, da consciência da verdadeira sabedoria.

Jesus não é ingênuo quando abraça a cruz. Jesus sabe melhor do que todos nós. Aqueles que o viram morrer entenderam isso. Jesus é livre ao abraçar a cruz. A sua força é que apesar das violências e humilhações sofridas, das traições dos seus amigos, Jesus não respondeu com a mesma moeda, porque continuou a agir como Deus age, não permitiu que o seu coração fosse manchado de ressentimento, ciúme, raiva. O segredo do Servo é que todos os dias, todas as manhãs ele deixou que a Palavra moldasse a sua humanidade.

Saber não permanecer confuso: Aqueles que ficam confusos rapidamente se desgastam. Estamos diante de uma humanidade desgastada. O apelo que o Servo faz é à escuta para ganhar forças do Senhor.

10-11: Quem semeia no fogo queimará no fogo que semeia. Você morrerá nas flechas que acendeu. Estas palavras são fruto da experiência do Servo. Aquele que usa a espada morrerá pela espada. Na paixão Jesus cala-se progressivamente porque a própria vida falará, será o seu estilo que falará. A verdadeira batalha não é mostrar quem é mais forte muscularmente, mas sim mostrar quem não cede ao mal. Jesus neste seu silêncio é espetacular.

Nessun commento:

Posta un commento