Paolo Cugini
É
impressionante a semelhança entre o quarto canto do Servo e o que aconteceu com
Jesus.
“Eis
que o meu Servo terá sucesso …” Aqui estão os verbos que o NT
usa para falar da ressurreição, que é uma ressurreição, é uma posição,
restabelecida, glorificada. Com duplo sentido porque a elevação significa uma
vantagem. No Evangelho de Marcos a única profissão de fé será feita por um centurião
romano e pagão debaixo da cruz, um homem que não conheceu Jesus. É na cruz que
se abre o caminho para o Reino: hoje você estará comigo no paraíso (ver
Lucas 22).
“Muitos
ficaram maravilhados com ele, sua aparência estava tão desfigurada.” É uma morte que serve para a
salvação de todos. Algo chocante aconteceu. Algo que não seja glamoroso. Jesus
sofreu duas sentenças de morte, porque a flagelação para os romanos era uma
sentença de morte. Os cristãos levaram três séculos para desenhar a cruz. O
salmo diz: ele é o mais belo dos filhos do homem. Pilatos diz: Ecce homo. Este
é o paradoxo. Onde está essa beleza? É uma beleza que não seduz. Ele não é
alguém que te compra com beleza aparente, com seu charme. Ele não é um
manipulador. Trata-se de captar a beleza que aparece se você a procurar
profundamente e percebê-la a partir da profundidade de suas escolhas. É a
beleza de quem não cede ao mal. Jesus mostra-te o custo do amor: esta é a
verdadeira beleza que te converte.
A cruz
é o nosso espelho. Esse homem desfigurado é a minha imagem ferida pelo pecado.
Todo o mal do mundo é representado pelos personagens que cercam Jesus naquelas
horas em que descarregam sobre ele o que não querem ver. O crucifixo é o que
acontece no pecado do homem. O inocente Jesus leva os pecados do mundo. Jesus
escolhe a mansidão para que a violência que está sobre ele seja clara. O homem
desfigurado é o servo do Senhor que se torna espelho da minha feiura. Mas
aquele homem desfigurado é também espelho do amor paciente e profundo do Deus
que é capaz de carregar o peso dos outros. A cruz é a narrativa de quão
profundo é o amor de Deus. Jesus é a esponja contra a qual você pode liberar
sua raiva e receber o perdão. Deus não é sanguinário, mas a salvação é conhecer
a face de Deus e a minha. O Servo assume esta missão de libertação. A mansidão é
saber permanecer com força nessa posição será a libertação da violência do
mundo.
A
realidade muda no momento em que reconhecemos nossos pecados. Em todos os
Evangelhos Pedro não se envergonha de dizer o que fez a Jesus, porque está
perdoado. Jeremias dirá: quando os seus pecados forem perdoados você conhecerá
a Deus.
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