venerdì 29 settembre 2023

vereis o céu aberto

 



Paulo Cugini

 

Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem (Jo 1,51). É o versículo de hoje, no qual precisamos entrar. A humanidade de Jesus traz os traços visíveis da sua divindade: este é um dos significados do versículo. Há algo diferente, qualitativamente diferente no modo de agir de Jesus, de se relacionar com os outros, mas também no modo de pensar e de ver as coisas. Esta diversidade é visível e o próprio Jesus o diz: vereis. A bondade, a delicadeza dos seus traços, a doçura, a atenção às pessoas que encontrava era visível em Jesus, especialmente para com aqueles que a sociedade desprezava, como os leprosos e as prostitutas.

Traços humanos que falavam de outra coisa, que remetiam para outra dimensão. Gestos que quebravam padrões naturalmente, que indicavam um caminho. Como o fato relatado em Lucas de que em sua comunidade itinerante não havia apenas homens, os 12, mas também diversas mulheres. Um gesto que quebra e denuncia a cultura patriarcal e misógina da época, que é também o nosso tempo. Uma humanidade diferente, que revela como deve viver e pensar um filho e uma filha de Deus.

Sabemos que nele cada pessoa tem a possibilidade de realizar o caminho da nova humanidade. São Paulo nos lembra disso quando diz: E todos nós, com o rosto descoberto, refletindo como num espelho a glória do Senhor, somos transformados na mesma imagem, de glória em glória, segundo a ação do Espírito do Senhor (2Cor 3,18). Somos transformados naquele que contemplamos: esta é a ação do Espírito Santo, uma ação transformadora. O Espírito do Senhor reproduz em nós os traços da humanidade de Jesus, desta forma deve tornar-se visível também em nós aquela humanidade diferente, que fala de algo que vem de outro lugar e se torna caminho para todos.

Deixar-se moldar pelo Senhor é o sentido de um caminho de fé que abre a possibilidade deste mesmo caminho a todos aqueles que desejam conhecer o Senhor e receber o seu Espírito para serem pessoas diferentes e mais humanas.

Nessun commento:

Posta un commento