mercoledì 8 luglio 2015

AQUILO QUE E' DE DEUS




MARCOS 12

Paolo Cugini

1-12: Jesus está se aproximando da hora da sua paixão e morte e as palavras deste capitulo já nos introduzem neste clima trágico. Na parábola da vinha Jesus acusa explicitamente os fariseus de tramar a morte dele. Ao mesmo tempo Jesus se proclama como a pedra do salmo 117, que os construtores descartaram e que tornou-se a pedra mais importante. Jesus é a pedra descartada pelas autoridades judaicas que não reconheceram nele o salvador e que agora se tornou uma pedra de tropeço, pois a palavra de Jesus desvende a Verdade.

13-17: “Devolvem a Cesar aquilo que é de Cesar e a Deus aquilo que é de Deus”. Este famoso versículo do Evangelho esconde uma verdade muito profunda. De fato, se perguntarmos: o que devemos a Deus? A única resposta valida é que a Deus devemos tudo, pois tudo dele recebemos. Se, então, devemos tudo a Deus o que devemos dar a Cesar? A tentação é de responder nada, mas na realidade a resposta certa é outra, ou seja, a Cesar devemos dar a única coisa que temos: Deus. A resposta de Jesus que deixou satisfeito os judeus, pois apontavam para o pagamento dos tributos, na realidade esconde um conteúdo muito profundo. Se trata do nosso compromisso com a justiça. No mondo civil os cristão são chamados a ser fermento para transformar o tecido social por dentro como o próprio testemunho de uma vida evangélica.

18-27: “Quando os mortos ressuscitarem os homens e as mulheres não se casarão”. Jesus declara o matrimonio como uma realidade que caracteriza a vida terrena, marcada pela carência. No mundo futuro de Deus os relacionamentos não serão mediados pela sexualidade, pois “seremos como os anjos do céu”. No debate com os saduceus Jesus demostra que o verdadeiro problema é a falta de conhecimento da Palavra, que deixa espaço na vida religiosa à ideologias e tradições humanas.
28-34: O centro da nossa vida cristã é o mandamento do amor. Este mandamento já se encontrava no Antigo Testamento, por isso o doutor da Lei respondeu certo. A novidade é Jesus, ou seja, a maneira de viver este mandamento, que em Jesus se manifestou na sua plenitude.

35-37: Neste texto Jesus cita a Escritura para manifestar a grandeza do Messias.
38-40: Palavras duras contra os chefes religiosos dos hebreus, que buscam somente aparecer e exploram o povo mais pobre. Jesus desmascara uma religião, que não consegue mais manifestar a justiça de Deus. Jesus sem duvida faz referencia aos textos famosos dos profetas que apontavam o desastre do povo eleito nas atitudes erradas dos chefes religiosos (Jer 34).

41-44: Jesus não olha a aparência, mas sim o coração do povo. Por isso, ao seu ver, uma pequena moeda de uma viúva vale muito mais de uma grande oferta de um rico. Não conta o quanto damos, mas sim as intenções, a vontade de servir a Deus.


Nessun commento:

Posta un commento