lunedì 19 febbraio 2024

SEGUNDO DOMINGO DA QUARESMA B

 





Gn 22, 1-2. 9. 10-13. 15h às 18h; Rm 8, 31-34; Mc 9, 1-9

Paulo Cugini

 

É interessante observar a pedagogia da proposta litúrgica da Quaresma. Pouco depois do início do caminho que, para quem o vive, é desafiante, porque envolve estar disponível para mudar a visão das coisas, o ponto de vista sobre Deus e o mundo, é proposto um tema que antecipa o que será: a conclusão do caminho quaresmal, ou seja, a Páscoa do Senhor, a sua morte e ressurreição. O Evangelho da transfiguração do Senhor, de facto, antecipa o tema da ressurreição, ajudando os fiéis a terem coragem, porque o que esperamos não é simplesmente uma utopia, mas já foi alcançado, já é um facto que a fé encoraja você a acreditar. Procuremos, então, acompanhar a narrativa do Evangelho para captar indicações para o nosso caminho de fé.

“Ele foi transfigurado diante deles” (Mc 9, 2). Este acontecimento relatado por todos os sinópticos apresenta-nos um fato que exige uma revisão do nosso modo de nos aproximarmos de Jesus: a sua transfiguração na montanha, de facto, significa que já não nos podemos permitir ir em direção a Jesus como vamos em direção a um qualquer homem: aqui há algo diferente, que não pode ser explicado apenas com dados humanos, com dados que nos chegam da matéria, com raciocínio lógico. “Nenhuma lavadeira na terra poderia torná-los tão brancos”: é uma forma ingénua mas autêntica de comunicar a natureza extraordinária do acontecimento. A pessoa de Jesus escapa a uma análise simplesmente humana: é preciso algo mais para compreendê-la, são necessários outros parâmetros, que não estão ao simples alcance do homem e da mulher. Para compreender quem é Jesus, precisamos ir a outro lugar, empreender um caminho de investigação, mas, sobretudo, deixar-nos conduzir ao mistério de Deus.

“Elias e Moisés apareceram-lhes e conversavam com Jesus.” O primeiro passo para uma melhor compreensão da pessoa de Jesus deveria ser o conhecimento da história de onde Ele provém, a história do povo judeu, as alianças com YHWH, a voz dos profetas, como a de Elias. Se, de facto, é verdade que a transfiguração fala de uma pessoa que escapa à mera lógica humana, está, no entanto, fora de questão que Jesus seja membro de um povo, filho de uma mulher, parte de uma história de homens e mulherers, o que é importante saber. Jesus como cumprimento das promessas indica precisamente a necessidade de fazer um retrocesso, um caminho em busca de um passado que se espalhe no presente de Jesus, nas suas escolhas e nos seus gestos.

Saiu uma voz: este é o meu Filho amado: escutai-o”. O tempo da Quaresma deveria ser uma oportunidade favorável para sair da religião ancestral, que está misturada com resíduos pagãos, aquela religião que coloca o sujeito e as suas necessidades no centro e Deus, nesta perspectiva, deveria ser um mero distribuidor de favores. Viagem quaresmal para redefinir a nossa relação com o divino, a nossa relação com Jesus: é a Ele que devemos escutar e não o nosso ventre. Vamos, portanto, caminhar em direção a Ele em silêncio, abrindo espaço para Ele, para senti-lo presente, para ouvi-lo. “Escutai-o”: esta palavra do Pai sobre o Filho é uma grande indicação para renovar a nossa oração: o ponto de partida não são as nossas palavras, mas a sua Palavra: partimos daqui.

Se perguntando o que significava ressuscitar dos mortos.” O problema dos discípulos que não entendem o que Jesus quer dizer-lhes é o nosso problema, que permanece assim até que ocorra uma conversão, uma abertura do coração a trezentos e sessenta graus, um renascimento do alto. O caminho quaresmal é, portanto, o tempo propício para dar lugar à novidade de Jesus, que é como o vinho novo que exige odres novos, é a semente que necessita de solo fértil, é a lâmpada que ilumina a noite.

Nessun commento:

Posta un commento