mercoledì 8 luglio 2015

INVALIDAR A PALAVRA




MARCOS 7
Notas para o estudo bíblico
Paolo Cugini
1-13: Existe uma tradição que é nociva e é toda aquela tradição que nasce independente da Palavra e, por isso nega a Palavra. “Assim invalidais a Palavra de Deus pela tradição que transmitistes”. Perante estes versículos tão fortes seria importante averiguar as tradições da comunidade para ver se batem com os dados bíblicos, se são tradições coerentes com o Evangelho ou o negam. Por exemplo, é importante ver se a maneira de realizar a festa do padroeiro/a é conforme o Evangelho ou se não tem nada a ver. O grande perigo é que, por causa da nossa ignorância da Palavra de Deus, passamos as vida toda dando ousadia a algo que não é nada mais que preceitos de homens e que nós despachamos como Palavra de Deus. A final de conta, estamos acreditando em que, Em algo que vem de Deus ou em algo que vem dos homens, em tradições humanas que nada tem a ver com a Palavra de Deus?

14-23: Jesus declara que todo alimento é puro (7,20), ou seja que a religião verdadeira não é uma negação de alimentos, pois o verdadeiro problema da humanidade não está fora dela, mas sim dentro dela. “É de dentro do coração dos homens que saem as intenções malignas”. O coração no sentido bíblico é a consciência, ou seja, a sede aonde o homem, a mulher toma as próprias decisões. Se a consciência é suja, por causa da rebelião à Deus, então também as decisões serão contra Deus. Objetivo da nossa caminhada espiritual que realizamos na Igreja é exatamente nesta direção, ou seja, a purificação do nosso coração, da nossa consciência, para rendermos as nossas decisões conformes aos ensinamentos do Senhor.

24-30: Estas palavras duras e até ofensivas de Jesus dirigidas a esta mulher estrangeira, deixam o leitor meio constrangido. Porque será que Jesus utilizou palavras tão duras? Uma reposta podemos encontra-la por causa da cultura machista daquela época (não só daquela época!), da qual Jesus fazia parte; também deve ser levado em conta a missão que Jesus tinha de levar o anuncio do reino de Deus antes de tudo ao povo de Israel, em quanto esta mulher era fenícia, ou seja pagã. O que importa é que Jesus não se deixou amarrar dos conteúdos culturais ou religiosos da época, mas soube escutar o grito desta pobre mulher e curar a sua filha, mostrando assim que, aquilo que salva é a fé e não outra coisa.


31-37: “Ele fez tudo bem: fez os surdos ouvirem e os mudos falarem”. É por causa disso que seguimos Jesus, escutamos e meditamos a sua Palavra: porque são ensinamentos do Filho de deus que nos ensinou o caminho do bem, não apenas com palavras, mas também com fatos. 

Nessun commento:

Posta un commento