lunedì 29 gennaio 2024

QUINTO DOMINGO DO TEMPO COMUM

 




 

(Jó 7,1-4. 6-7; Sl 146; 1 Cor 9,16-19.22-23; Mc 1, 29-39)

 

A Palavra de Deus não só oferece indicações úteis para a vida, mas também apresenta chaves para compreender a condição humana. É o que lemos hoje na primeira leitura retirada de um texto do livro de Jó: “ lembra-te que a minha vida é um sopro ” (Jó 7.7). São palavras que abordam um tema frequentemente recorrente na Bíblia, desde a literatura profética até a literatura sapiencial. Com efeito, o próprio Isaías afirma: “ Como um tecelão, distorceste a minha vida... Do dia à noite levaste-me ao limite ” (Is 38,12). Até a literatura deuteronomista, desenvolvida na época do exílio na Babilônia, elabora uma reflexão em harmonia com o relatado até agora: “ De manhã direis: se fosse tarde! E à noite você dirá: se fosse de manhã! Por causa do medo que agitará o seu coração e das coisas que os seus olhos verão ” (Dt 28,67). Talvez, porém, a reflexão mais profunda neste sentido se encontre no livro de Eclesiastes, animado por uma visão pessimista da existência que, por vezes, beira o niilismo mais radical nas repetidas passagens em que afirma que: “tudo é vaidade”. (Eclesiastes 2:23), que não há sentido na vida. “ Todos os dias do homem nada mais são do que dores dolorosas e aborrecimentos; nem de noite o seu coração descansa ” ( Eclesiastes 2:23). Tudo isto para dizer que a condição existencial da vida quotidiana deve lidar com toda uma série de problemas, que limitam a ação de homens e mulheres, dificultam os seus sonhos e projeções futuras.

Quando chegou a tarde, depois do pôr do sol, trouxeram-lhe todos os doentes e possessos ” (Mc 1,32). Jesus é quem pode curar as feridas da humanidade! A partir de agora há algo na história, um princípio de vida plena que preenche todos os pedidos de sentido, que é capaz de curar todas as feridas da alma, que é capaz de orientar qualquer pessoa neste mundo que perdeu o rumo. Jesus veio cumprir as expectativas anunciadas pelos profetas, que de certa forma responderam ao grito desesperado da literatura sapiencial: “ Ó todos vocês que têm sede, venham à água, vocês que não têm dinheiro, venham, comam: venham, compre sem pagar, sem pagar vinho e leite… Incline o ouvido e venha a mim, ouça e você viverá ” (Is 55,1.2). Jesus é a água que sacia a sede, o pão que alimenta, a Palavra que orienta e dá sentido à vida.

Nestas palavras há, a meu ver, uma grande indicação espiritual que a liturgia nos permite vislumbrar. A ferida é o ponto de partida da descoberta de Deus. Além disso, o salmo que ouvimos na liturgia nos lembra isto: “Eu te dei consciência do meu pecado, não encobri a minha culpa ” (Sl 31). É o que não aceitamos em nós mesmos, o que nos faz sofrer e que, de qualquer forma, tentamos esconder de nós mesmos e dos outros e que provoca anos de fuga em busca de alívio em outro lugar, um alívio causado pelo esquecimento, por querer esquecer em algum lugar. tudo custa o que nos molda, nos forma. Pois bem, a Palavra de hoje diz-nos que Jesus veio curar precisamente aquela ferida que escondemos de nós mesmos com tanto cuidado, aquela que não nos deixa dormir à noite, que nos faz sentir mal, que machuca ao ponto que nos faz questionar constantemente o sentido autêntico da nossa existência. É parando um dia para nos escutarmos, para olharmos o que de muitas maneiras tentamos esconder de nós mesmos e dos outros, com um olhar sincero, aberto a uma intervenção salvadora que vem do alto, que podemos experimentar a presença Dele que veio nos salvar com seu amor.

Como ser curado pelo Senhor? Deixar-se tocar por Ele. “ Aproximou-se e fê-la levantar-se, tomando-a pela mão” (Mc 1,31). Permita que Jesus nos unja com o bálsamo do seu amor, com o som da sua voz. É olhando com sinceridade para a nossa ferida que podemos experimentar o toque do Senhor, que vem ao nosso encontro com a sua Palavra, com a comunidade na qual se faz vivo e presente. É abrindo a ferida diante do Senhor que podemos experimentar o dom da sua humanidade que encontramos nos sacramentos, sinais visíveis do seu amor invisível. E é completando este caminho de libertação e de salvação que também nós poderemos dizer com o salmista: “ Alegrai-vos no Senhor e exultai, justos! Todos vocês que são retos de coração, gritem de alegria!” (Sl 31).

Nessun commento:

Posta un commento