giovedì 10 settembre 2020

CARTA AOS ROMANOS CAPITULO 15

 



Estudo bíblico para CEBs

Paolo Cugini

1-13. De que fortes Paulo está falando? Sem duvida não está falando num sentido físico, mas sim espiritual. Então com estas palavras Paulo quis dizer que as pessoas que estão mais firmes na caminhada devem ajudar os mais fracos, os recém chegados. Paulo coloca como exemplo desta atitude o mesmo Cristo, que aqui na terra não buscou uma satisfação pessoal, mas pelo contrario, carregou sobre de si os erros de muitos. Nós acreditamos no Deus da perseverança e da consolação, que proporciona um caminho de comunhão e fraternidade, pois a finalidade da caminhada de fé é ter um só coração e uma só voz, ou seja, um caminho de comunhão. Por isso devemos aprender a nos acolhermos um aos outros. O versículo 13 marca o sentido da vida fraterna e a presença do Espírito Santo no meio da comunidade que não faz outra coisa que encher os corações dos fieis e esperança.

14-21. Significativa é a consciência que Paulo tem da própria vocação. Paulo sente-se chamado por Deus a ser ministro, ou seja, servidor da Palavra, do Evangelho. E foi isso mesmo que, como sabemos, Paulo fez ao longo de toda a sua vida, assim como é relatado no livro dos Atos dos Apóstolos. Paulo não enche o peito para se vangloriar de coisas humanas, de ter acumulado outro ou terras, ou por causa de poderes humanos alcançados. Pelo contrário, Paulo estufa o peito para ter servido o Senhor, se colocando como instrumento dócil do Espírito Santo, sendo testemunho de tudo aquilo que o Senhor realizou graça a sua docilidade.

22-33. Paulo partilha os seus planos de viagem. Paulo está pronto para ir para Espanha e passar também por Roma. Porque Paulo quer ir para a Espanha e para Roma? Paulo recebeu do Senhor a missão de levar a Palavra de Deus a todas as nações. Roma, naquele tempo, era a capital do Império Romano, que abraçava todas as nações do mundo conhecido naquela época. Na Espanha existia um lugar que se dizia fosse os confins do mundo. Roma e Espanha, então, na mente de Paulo simbolizavam a totalidade do mundo e, por isso, chegando até lá poderia considerar terminado o trabalho. Sabemos que Paulo conseguiu chegar até Roma, mas nunca foi pela Espanha porque morreu em Roma degolado no ano 64 d.C. Paulo enquanto escreve esta carta se encontra preso na Grécia, aguardando de ser julgado em Jerusalém. Sabemos, também, que durante o processo Paulo se apelou a Roma, sendo ele cidadão romano e, desta maneira, conseguindo fugir das armadilhas dos hebreus que de toda maneira queriam mata-lo. Foi por isso que Paulo chegou em Roma, não com uma própria decisão, mas sim preso para fugir dos hebreus. Os planos de Deus são verdadeiramente misteriosos.

Nessun commento:

Posta un commento