giovedì 25 giugno 2020

Homilia Domingo XIV°/A tempo comum



(Zc 9, 9-10;Sal 145; Rom 8,9.11-13; Mt 11, 25-30)

Paolo Cugini

1. O cristianismo é sem duvida nenhuma um caminho de salvação que oferece para os seguidores um estilo de vida com valores e atitudes especificas. As leituras deste tempo comum que estamos acompanhando nesta época do ano oferecem varias sugestões para refletirmos sobre a nossa vida cristã, para descobrirmos se estamos seguindo o Senhor, ou se estamos simplesmente disfarçando, querendo ser, mas incapazes de viver como Jesus nos pede por causa da nossa incapacidade de abrir mão daquilo que achamos importante na nossa vida mundana. A vida cristã é uma vida espiritual no sentido que é aberta constantemente á ação do Espírito que ao longo dos anos forma na nossa humanidade os mesmos sentimentos que eram no Cristo (cf. Fil 2,5). Entre estes sentimentos tinha a humildade, a simplicidade, a docilidade á uma Palavra que orienta o caminho. É disso que as leituras de hoje nos falam e que queremos aprofundar para que a nossa vida se torna sempre mais aparecida com aquela do nosso mestre o Senhor Jesus.

2.Eis que vem o teu rei ao teu encontro, ele é justo e ele salva; é humilde e vem montado num jumento” (Zc 9,9).

Neste versículo do profeta Zacarias é bem claro que já no Antigo Testamento o Messias, na sua realeza, era anunciado como humilde. Este é já um dado repleto de sentido espiritual que merece a nossa atenção. De fato, na profecia de Zacarias é anunciada a vinda de um rei que se apresentará não com pompas e cavalos, mas sim humilde montado num jumento. Poder e humildade que sempre são apresentados como dois elementos antagônicos, neste contexto são apresentados quase como sinônimos: porque? O messias anunciado, o Salvador da humanidade manifestará o seu poder não na forma que o mundo o apresenta, ou seja, com a força e com a arrogância, mas sim com a humildade. É esta maneira humilde de Deus entrar na historia que torna-se sinal evidente da diversidade de Deus no confronto com o poder do mundo. Isso quer dizer que lá aonde encontramos violência, arrogância, egoísmo Deus não é presente. Pelo contrario aonde encontramos humildade, doçura, simplicidade sem duvida Deus é presente. Tudo isso que foi anunciado pelos profetas se tornou bem visível em Jesus que de rico que era se fez pobre (Cf. 2 Cor 8,9), e que não se apegou á sua condição divina, mas se despojou de tudo para se aproximar a nós. Além disso, o Evangelho de João nos lembra que Jesus, na hora em que percebeu que o Pai tinha colocado todo o poder nas suas mão, se ajoelhou e lavou os pés dos seus discípulos. Verdadeiramente o poder de Deus está escondido nos atos humildes do seu Filho Jesus e hoje este poder se encontra todas as vezes que a Igreja se ajoelha para servir os mais fracos, os mais pobres e necessitados.

3.Eu te louvo, o Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos” (Mt 11,25).

Este é mais um versículo na nova lógica do Evangelho que confunde as nossas idéias. Verdadeiramente para entendermos a proposta de Jesus precisamos de uma conversão, de uma mudança de mentalidade.  É impossível fazer parte do Reino de Deus sem antes se dispor para uma mudança radical. Este é o sentido da docilidade da qual falávamos no começo destas reflexões. Jesus trouxe algo de totalmente novo, totalmente diferente e distante da nossa mentalidade corriqueira para podermos entender o sentido profundo da sua proposta. Porque o Pai escondeu “estas coisas” aos sábios? Podemos tentar uma resposta pensando que Deus não queira que ninguém pense de merecer a salvação. Não existe ninguém no mundo que posa se apresentar perante Deus com ousadia, cobrando dele a salvação. Por isso este mistério da salvação Deus o escondeu aos sábios, no sentido que o Reino de Deus fica fora do alcance das possibilidades humanas e, por isso, é um dom que pode ser somente acolhido. 
A lógica do Reino de Deus não está no mérito, na lógica do mais forte, do mais inteligente. A lógica do Reino de Deus é a lógica da gratuidade, do dom. Somente as pessoas humildes, as pessoas que reconhecem Jesus como o único Senhor da vida percebem nele a fonte da vida e o único caminho da salvação. Por essa razão o caminho que o Evangelho propõe é o caminho da simplicidade, para se tornar como crianças que imediatamente reconhecem o Pai e se jogam nos seus braços. A que serve, de fato, buscar a grandeza do mundo, quando depois se perde a alma! A que serve o poder dos homens, o dinheiro se depois se perde a vida, porque é somente Deus que tem o poder de dar e tirar a vida! Idéias simples como simples é o Evangelho que todo dia nos aconselha de tirar o olhar daquilo que não presta, para aprendermos a fitar o olhar em Deus.

4.Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 28-29).

São lindas estas palavras de Jesus, pois são repletas de humanidade, daquela humanidade que dificilmente encontramos no nosso dia a dia.  São palavras que nos convidam a deixar de lado as preocupações, ou melhor, a entregar nas mãos do Senhor toda a nossa vida. É esta uma grandíssima indicação espiritual. Se tudo vem de Deus e tudo deve ser transformado pela ação do Espírito Santo, então devemos aprender a viver constantemente perante o Senhor, sem nada esconder o guardar somente para nós. Viver perante o Senhor quer dizer transparência, honestidade, sinceridade: todos valores que infelizmente encontramos raramente nos relacionamentos da vida corriqueira. É o Senhor que nos convida a sair da angustias, de uma vida presa em amarguras inúteis, pois Ele é presente na história para aliviar o peso da nossa vida e, ao mesmo tempo, consolar as nossas tristezas. É sempre o Senhor que nos convida a descansar nele, a não considerar a vida religiosa somente nas horas alegres, mas sim a aprender a buscar o Pai quando vivemos mergulhados nos problemas da vida, da mesma forma que Jesus fazia. Aprender a se entregar em Deus, a buscar a sua justiça, a sua misericórdia e compreensão. Fazer a experiência da humildade de coração de Jesus e da sua mansidão, como remédios ao ódio e ao egoísmo do mundo. “Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.


4 commenti:

  1. Temos sim a essência da humildade! O Senhor nos propôs a sermos humildes!

    RispondiElimina
  2. Humildade foi um dos exemplos que nos deu...

    RispondiElimina
  3. Amei muito bonito este texto e bela e sábias palavras que Deus te abençoe sempre.

    RispondiElimina