domenica 26 aprile 2020

CARTA AOS ROMANOS CAPITULO 3




Estudo bíblico para CEBs

Paolo Cugini

1-8. A infidelidade dos judeus, a infidelidade dos homens não anula a fidelidade de Deus. Os nossos pecados não danificam a misericórdia de Deus, as suas promessas. Deus é bom não pelo fato que o homem, a mulher são bons: a bondade de Deus é uma qualidade que não depende de algo de externo, mas só de si mesmo.

9-20. Todos somos pecadores: este é o grande tema do capitulo 3 da carta aos romanos. Ninguém pode se atrever de cobrar a salvação de Deus, pois todos somos pecadores, todos estamos debaixo do pecado. Para demostrar que esta ideia era já presente no Antigo Testamento Paulo apresenta uma coletânea de textos, sobretudo de salmos (5,10, 36,140) e dos profetas (Is 59,7-10). Todos se transviaram e todos se corromperam: esta é a ideia centram que permite entender um dado profundamente espiritual, ou seja, que a salvação é a nós dada de forma gratuita. É por isso que Paulo sustenta que não são as nossas obras que fazem com que podemos merecer a salvação, mas pelo contrário, esta mesma salvação é nos doada gratuitamente porque todos somos pecadores e, por isso, ninguém presta (gostou?). As obras boas são a consequência da nossa aceitação gratuita da salvação de Deus realizada por meio de Jesus Cristo. Por isso, o sinal que estamos acolhendo de verdade a salvação trazida por nós através da paixão, morte e ressurreição de Jesus é a gratuidade das nossas obras. A gratuidade da salvação exige e deve animar uma vida gratuita. Paulo na segunda carta aos Coríntios dizia: “de graça recebeste, de graça deveis dar”.

21-31. Se todos somos justificados, ou seja, salvados gratuitamente por meio do sangue de Jesus, isso quer dizer que ninguém pode vangloriar-se, se encher de orgulho, porque “O homem é justificado pela fé” e não das praticas da Lei. Come já sabemos toda vez que Paulo fala da Lei se refere aos dez mandamentos contidos na lei mosaica dos primeiros livros da Bíblia. Não é a obediência aos mandamentos da lei que produz a salvação, a qual é um dom gratuito de Deus que, quando é acolhida com verdade, sem duvida produz o desejo de obedecer aos mandamentos da Lei. 

Nessun commento:

Posta un commento