mercoledì 8 luglio 2015

ENTRE VOCES




MARCOS 10
ESTUDO BÍBLICO

Paolo Cugini

1-12: é o texto que fundamenta o sacramento do matrimonio, que não é uma instituição humana, mas sim divina, pois está escrito que é Deus que une e não o prefeito. Além disso, o texto relata que o projeto do matrimonio é a unidade entre os dois, é se tornar uma só carne, ou seja, um só pensamento, um só sentimento, uma só decisão. A unidade é o grande objetivo do matrimonio que, para ser alcançado, deve passar através de decisões importantes, como aquela de deixar o lar familiar, para iniciar algo de novo.

13-16: A criança expressa o sentido da relação filial com o pai. Não podemos pensar de entrar no reino dos Céus com a arrogância de quem acha de saber tudo e de não precisar de ninguém. Por isso esta indicação simbólica de Jesus de abraçar as crianças.

17-31: É um texto famoso que apresenta um encontro de Jesus com um jovem que não teve êxito, porque no fim da história o jovem recusou o convite. Para seguir Jesus existem etapas importantes. A primeira está no desejo de encontra-lo e no desejo de algo de grande. Este jovem queria saber o caminho para alcançar a vida eterna. No encontro seria importante partilhar quais são os nossos desejos, que animam o nosso seguimento a Jesus. A segunda etapa do seguimento a Jesus é a moral, a obediência aos mandamentos. Para seguir Jesus precisa entrar na linha que Deus traçou colocar ordem na nossa vida, se tornando dóceis aos ensinamentos de Jesus. Terceiro momento é a disponibilidade a abrir mão de tudo para seguir o Senhor. É sobre este ponto que o jovem vacilou, porque era rico e não queria abrir mão das riquezas. Foi nessa altura que Jesus declarou a dificuldade de uma pessoa rica entrar no reino de Deus. Poderíamos nos perguntar: porque esta dureza? A resposta se encontra na logica do mesmo Evangelho: como posso afirmar que quero ajudar a Deus a construir o reino dos céus se estou fazendo de tudo para construir o meu reino na terra, acumulando riquezas, terras, gado? No dialogo com os discípulos Jesus revela o premio imenso daqueles que abriram mão de tudo para se disponibilizar no anuncio gratuito e desinteressado do evangelho.

32-45: “Entre vocês não deverá ser assim”. Este versículo é o centro de todo o trecho. Jesus ensina uma nova maneira de se relacionar que deve ser animada pelo amor e não por sentimentos negativos como a inveja e o ciúme, ou o desejo de ser melhor de que os outros. É um ensinamento muito profundo porque mostra o especifico da Igreja, da vida em comunidade. Com a ajuda de Jesus, de fato, somos convidados a sermos diferentes, a viver e agir de forma diferente. Somente assim poderemos ser o fermento na massa.


46-52: “Jesus filho de Davi tende piedade de mim”. Esta é a oração da fé, que precisamos recitar varias vezes ao longo do dia. É nos colocando humildemente perante ao Senhor que podemos acolher o dom da sua vida, que se manifesta como capacidade de enxergar o sentido da história do jeito que Deus quer.

Nessun commento:

Posta un commento