lunedì 15 aprile 2024

4º DOMINGO DE PÁSCOA /B

 




Atos 4, 8-12; 1 Jo 3,1-2; João 10, 11-18

Paolo Cugini

 

    Indícios. É disso que trata a liturgia da Palavra do tempo pascal. Pistas, indícios que falam de uma presença que pode ser apreendida não com os sentidos da carne, mas com os espirituais e, por isso, exige uma atitude de pesquisa, de um caminho. Para poder reconhecer a presença que a pista pretende indicar é necessária uma relação de conhecimento prévio, uma experiência de quem procura. Neste tempo pascal foram-nos apresentadas diversas pistas da presença do Senhor ressuscitado entre nós. Do sudário deixado no túmulo ao modo de estar de Jesus na comunidade. Hoje as leituras nos oferecem outra, que suscita admiração, ou melhor, perplexidade.

“Jesus é a pedra que vocês rejeitaram, construtores, e que se tornou a pedra angular. Em nenhum outro há salvação” (Atos 4:11). Esta é o indício de hoje: a pedra descartada. Esta pista resume toda a vida de Jesus. Desde o nascimento até a morte, ele sempre foi descartado. Ele teve que nascer numa manjedoura porque não havia lugar para sua família nas casas da cidade (Lucas 2:7). No primeiro ato público narrado no Evangelho de Lucas, ele é expulso da sinagoga com a intenção de jogá-lo no precipício da montanha (Lc 4, 29). No evangelho de Marcos, depois de um dos primeiros milagres realizados no sábado, os fariseus, juntamente com os herodianos, decidem condená-lo à morte (Mc 3,6). Toda a vida de Jesus está envolta no mistério da rejeição que o mundo exerce em relação a ele. Um mistério que, para dizer a verdade, foi anunciado pelos profetas (cf. Is 53), mas que, quando se concretiza nos acontecimentos da história, deixa a pessoa maravilhada. O próprio Jesus, porém, na página de Mateus em que fala do juízo final (Mt 25,32ss), não se identifica com os poderosos da terra, com os que têm riquezas, fama, mas com os pobres, os presos, os famintos, os sedentos, ou seja: os descartados, os excluídos da história. O Espírito Santo que recebemos nos sacramentos ou quando o invocamos é o Espírito dos rejeitados, dos excluídos: quem o acolhe também participa, juntamente com Jesus, nesta exclusão. É importante seguir esta linha de reflexão para compreender onde procurar a presença do Senhor ressuscitado na nossa vida quotidiana. Sem dúvida, não se encontra nos palácios dos reis, ou seja, não se encontra onde habitualmente o procuramos, onde o hábito, forjado pela cultura dominante, nos leva a procurá-lo. É mais fácil encontrá-lo vasculhando os descartados da história, entre aquelas categorias de pessoas que a história sistematicamente expulsa. Houve um tempo em que os descartados eram os deficientes, e depois os leprosos que eram relegados para lugares fora da cidade. Os escravos, presença estranha que encontramos em muitas épocas e em diferentes áreas geográficas, eram considerados pessoas de segunda classe. Na época da colonização das Américas pelos países europeus, os descartados foram primeiro os africanos, arrancados de suas terras de origem para serem transplantados em solo africano exclusivamente para serviços escravistas; e depois os índios, para os quais o Papa teve que intervir com um documento oficial, para demonstrar que também eles tinham alma e assim interromper a carnificina levada a cabo pelos espanhóis e portugueses.  Pessoas famintas, vagabundos, bêbados, moradores de rua: em todas as épocas foram considerados desperdícios.

Hoje, na minha opinião, as pedras rejeitadas pela sociedade são os estrangeiros que chegam de barco e, sobretudo, os homossexuais, as lésbicas, os transexuais. São os excluídos, não só da sociedade, mas também daquela entidade que deveria fazer da hospitalidade a sua marca de reconhecimento: a Igreja. Se quisermos encontrar o Ressuscitado, devemos ir até eles, até aqueles que trazem na pele os sinais da exclusão, da marginalização e do desperdício.

Vejam que grande amor o Pai nos deu ao sermos chamados filhos de Deus e realmente o somos!” (1 Jo 3, 1). O dom que o encontro com o Ressuscitado presente nas pedras descartadas pode nos dar é a revelação da nossa dignidade, o que ninguém no mundo pode nos comunicar, exceto aqueles que o experimentaram: somos filhos de Deus, amados pelo Senhor. Só quem vive a exclusão e o abandono na própria pele pode descobrir que está rodeada de um amor diferente, que vem do fundo do coração e que pode comunicar a quem sinceramente se coloca no seu caminho. Somos filhos e filhas de Deus: é a maior verdade que podemos descobrir no nosso caminho. Uma verdade que nunca nos poderá ser contada por aqueles que passaram a vida pensando apenas nos seus interesses, acumulando casas, dinheiro, coisas, fechados nos seus próprios fortes. Uma verdade que, no entanto, pode ser-nos comunicada por aqueles que foram descartados pela história através de um mistério encerrado no coração misericordioso do Pai, que é também Mãe.

 

Nessun commento:

Posta un commento