domenica 28 giugno 2015

EVANGELHO DE LUCAS 10


Estudo Bíblico para CEBs
Paolo Cugini

1-16. É o mandato missionário. Os discípulos são enviado como cordeiros no meio de lobos: é a consciência que Jesus tinha que o anuncio do Evangelho é algo que incomoda o mundo por causa da sua logica totalmente diferente e nova. “Se não forem bem recebidos...”: O anuncio do Reino de Deus exige liberdade para ser acolhido. Este versículos são uma dura critica a toda forma violenta e opressiva que as vezes a Igreja utilizou para se promover. O anuncio é realizado para provocar a conversão das pessoas.

17-20. “Fiquem alegres porque os nomes de vocês estão escritos nos céus”. O anuncio do Reino de Deus exige a liberdade dos discípulos. A eficácia do anuncio nunca depende do sucesso da resposta. Quem se disponibiliza a anunciar o Evangelho deve fitar os olhos no Senhor e em nada mais.

21-24. Não é uma inteligência humana que pode penetrar os mistérios de Deus e, sobretudo, o mistério do Seu Filho Jesus. Somente as pessoas que se abrirão à sabedoria que vem de Deus acolhendo o seu Espírito poderão entender o sentido da sua presença na história.

25-37. Este texto é o centro do Evangelho de Lucas, que reflete bastante o sentido da caminhada cristã. Não importam os títulos do mundo, quem somos na frente do mundo: importa somente a caridade. A atenção ao próximo exige compaixão, ou seja, a humildade de tomar conta do pobre, se responsabilizando por ele, carregando nas próprias costas e envolvendo outras pessoas para que o pobre (a pessoa assaltada) possa voltar ao normal. Esta pagina é uma critica profunda aos projetos assistencialistas que muitas vezes até dentro da Igreja são promovidos. Se o projeto social não visa ajudar o pobre para que ele possa aprender a caminhar sozinho não servem para nada, aliás são nocivos porque viciam e criam dependência.
Vai e faça a mesma coisa”. O Evangelho não é um papo furado, mas uma pratica gratuita e desinteressada movida pela força do amor de Deus.

38-42. Este pequeno trecho, uma verdadeira perola do Evangelho de Lucas, parece contradizer o texto anterior. Na realidade se completam. De fato, Jesus indica que a prioridade absoluta do cristão é a escuta da sua Palavra; resto vem depois. A caridade autentica pode surgir somente de um coração atento que escuta com amor a Palavra de Jesus.
Uma só coisa é necessária”: A Igreja nasce e brota dos pés de Jesus. Qualquer ação pastoral que não tenha como ponto de partida a escuta da Palavra de Jesus corre o serio perigo do fracasso.


Nessun commento:

Posta un commento