venerdì 2 giugno 2023

SEGUNDA CARTA AOS CORINTIOS CAPÍTULO 7

 




ESTUDO BÍBLICO para CEBs

Pe Paolo Cugini

     2-4: continuação de 6, 13. Os problemas e tensões com os Coríntios parecem resolvidos. Triunfam o consolo e a alegria. Restabeleceu-se um clima de muita confiança, a partir do qual pode olhar serenamente o passado, transfigurado por seus resultados positivos; a chegada de Tito com boas notícias, o efeito saudável da carta severa (cf At 20, 33).

 

  “Não prejudicamos ninguém”: talvez a referência seja 1 Cor 5, 1-13.

  “Não exploramos ninguém”: Paulo talvez faz referencia ao seu trabalho.

 

   v. 3 – cfr 2 Sam 15, 21

  4- Paulo é convencido a ter conseguido restabelecer a amizade com a Igreja de Corinto. Agora lhe é permitido dizer tudo aquilo que sente com franqueza.

 

5-7: Paulo de Troade tinha chegado por Mar na Macedônia. talvez tenha ficado em Felipe, capital da Macedônia, comunidade muito ligada a Paulo.

 

Por fora contendas: os contrastes com as pessoas que a criticavam. 

Por dentro temores: temores causados pelo andamento crítico de algumas comunidades.

 

6: Deus consola e levanta os aflitos (Sl 119, 50; Is 69, 13).

 

7: A saudade dos Coríntios, expressava o desejo de rever Paulo. Paulo não tem o menor receio de mostrar a sua humanidade simples. Ele contém os próprios sentimentos, as próprias tribulações. A plena comunhão com os homens, o consola. Nos dons que ele recebe pelos homens, Paulo experimenta as dádivas de Deus. E ele fica feliz de pertencer aos aflitos que Deus levanta. Paulo é todo o contrário dos estáticos.  

 

8-16: Efeito positivo da carta severa. Predominam no parágrafo as palavras: tristeza, entristecer”, repetidas oito vezes, contrastadas com “alegria e consolo”: temas da carta. Aproveita o caso particular para propor um princípio tradicional e de amplo alcance: a diferença entre tristeza segundo Deus e segundo o mundo. A primeira produz vantagem, a segunda nasce de uma perda e a consuma. Na literatura profética e sapiencial encontramos muitos precedentes desse princípio. Às vezes a desgraça é prova do inocente (Jó), outras vezes é castigo do culpado (Jó 33). Às vezes o sofrimento descobre e denuncia um pecado; outras vezes a denúncia produz sofrimento.

 

Nesse parágrafo, Paulo renuncia à reserva (5, 13) e se acusa sem desculpas.

 

10: existe uma tristeza segundo Deus e uma outra segundo o mundo.

A verdadeira conversão leva a salvação e a vida. A tristeza segundo Deus rende o homem consciente que o mundo, mergulhado no pecado, é perdido e leva o homem ao arrependimento. A tristeza própria do mundo afastado de Deus, paralisa o homem endurecendo-o na culpa. Tal tristeza do mundo é aquela do homem que reconhece impossível realizar os próprios desejos e objetivos terrenos, ficando escravo deles experimentando a própria ruína.

 

11: Os benefícios da tristeza segundo Deus são apresentados com uma lista de sete futuros. O justo reconhecimento e a justa avaliação das causas exprimiram-se também na vontade de realizar a punição.

 

12: Paulo lembra que escreveu aquela carta não para satisfazer um próprio desejo. Quando for necessário, também a severidade do apostolo pode constituir um serviço pela comunidade. A justiça deve ser satisfeita, só que depois deve intervir o perdão. A comunidade deve ser levada ao arrependimento e ao perdão.

 

13: Fica bem clara a humanidade e a sensibilidade fraterna de Paulo, que sente a alegria e a consolação alheia como consolação própria.

 

14: Paulo apesar das dificuldades, sabe sempre dirigir uma palavra boa para os outros. Neste caso fica patente que Paulo falou a verdade em todas as circunstâncias e que é digna de confiança. Isso é para responder aqueles que estavam desconfiando dele (1, 17; 4, 2).

 

15-16: Paulo não esquece o ministério e o poder apostólico; aliás é justo que o acolha em temor e tremor. Trata-se não do medo, mas do temor e de obediência perante o ofício, no qual é Deus que age na comunidade. (5, 19 s).

 

No final Paulo agora sabe que poderá contar com esta comunidade.

 

 

Nessun commento:

Posta un commento