sabato 13 aprile 2024

TERCEIRO DOMINGO DE PÁSCOA/C

 

 


 

 Paolo Cugini

O tempo da Páscoa é o período do ano em que a Igreja nos convida a refletir de forma nova e original sobre o sentido da existência. A Páscoa, de facto, ao apresentar o tema do Ressuscitado, provoca a reflexão sobre o tema da vida, o seu significado e aquilo em que realmente vale a pena gastar energia. Em última análise, o Pai ressuscitou o corpo de seu filho Jesus que, durante sua vida, escolheu uma vida pobre, humilde, discreta, ou seja, não buscou a glória do mundo, o poder, o dinheiro. Este aspecto, na minha opinião, deveria suscitar reflexão. A ressurreição de Jesus lança uma nova luz sobre a história da humanidade e expõe a pobreza da proposta, totalmente desequilibrada no material, deixando muito pouco espaço para a dimensão espiritual. Vejamos, a este respeito, o que nos dizem as leituras de hoje.

Mandaram açoitar [os apóstolos] e ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus. Depois, libertaram-nos. Saíram então do Sinédrio, felizes por terem sido julgados dignos de sofrer insultos pelo nome de Jesus (Atos 5, 40-41).

A situação narrada na primeira leitura é indicativa do que aconteceu com aqueles que conheceram o Senhor e o encontraram ressuscitado. Houve uma clara mudança na perspectiva existencial. De facto, passaram de uma atitude de medo e de abandono para com o Mestre, a ponto de o terem chegado a entregá-lo, a negá-lo e a abandoná-lo, para uma atitude em que se sentem felizes por terem sido indignados em nome É a realidade desta mudança que surpreende e se torna um testemunho que vale a pena ouvir para aprofundar a discussão sobre a ressurreição de Jesus, que tem consequências significativas para as pessoas que o encontram. O que aconteceu para provocar uma mudança radical? Como é possível que pessoas tão frágeis e medrosas rapidamente se tornem corajosas e capazes de argumentar as suas ações? Encontrar o Ressuscitado significa, entre outras coisas, precisamente isto: testemunhar uma passagem na própria humanidade que deixa uma marca profunda capaz de subverter a abordagem. Mudança que não tem explicação humana, que não pode ser explicada com instrumentos científicos ou psicológicos: há mais.

Eu, João, vi e ouvi as vozes de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos. O seu número era de miríades de miríades e milhares de milhares e diziam em alta voz:
«O Cordeiro que foi morto
é digno de receber poder e riqueza,
sabedoria e força,
honra, glória e bênção (Ap 5, 1s).

João vê a vitória de Cristo sobre a morte; ele não vê a cruz, mas um trono, sinal de vitória e no trono o próprio Deus com o cordeiro sacrificado ao lado dele. O interessante é que este cordeiro sacrificado, que claramente remete a Jesus, está de pé, em sinal de vitória: ninguém conseguiu dobrá-lo ou quebrá-lo. O ódio do mundo não prevaleceu sobre o amor de Jesus, simbolizado pelo facto de ser imaginado como um cordeiro abatido. Os cristãos que seguem o Senhor e se alimentam dele, alimentam a sua consciência com as suas palavras e a sua mensagem, veem no mundo não sinais de morte, mas de vitória. Onde o mundo vê a morte, os cristãos veem a vida. E como o cordeiro está de pé e venceu o ódio com amor, é digno de reverência receber o poder de Deus Pai. Ser sinal da vitória de Cristo sobre o ódio e a dinâmica da morte no mundo: esta é a tarefa dos cristãos no mundo.

Disse-lhe pela terceira vez: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou triste porque pela terceira vez lhe perguntou: «Tu me amas?», e disse-lhe: «Senhor, tu sabes tudo; Você sabe que eu amo você." Jesus respondeu-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21, 17).

No caminho da fé não somos testados pelo número de ritos e procissões em que participamos, mas exclusivamente pelo amor que damos. É necessário acrescentar que se podemos dar amor é porque o recebemos gratuitamente do Filho, através do Espírito Santo que o derramou nos nossos corações (cf. Rm 5,5). O bálsamo da misericórdia cura as feridas da alma de Pedro, que negou três vezes o Senhor. Não há sentimento de culpa, desespero, mas apenas misericórdia que cura as feridas. As relações que Jesus cria têm esta marca inequívoca: Ele não cava dentro do homem e da mulher para fazê-los sentir-se mal, mas para trazer à tona o bem que há em cada pessoa. 

 

Nessun commento:

Posta un commento