sabato 18 luglio 2015

RETIRO ESPIRITUAL





Retiro espiritual 6-7 outubro 2007


Sábado à noite; primeira meditação

O sentido da amizade na vida cristã e as nossas dificuldades (poderia ser feito o histórico da nossa caminhada).

Perguntas:
Quais são os sentimentos negativos que atrapalham a minha vida e que não consigo tirar?
como está sendo o nosso relacionamento?
O que impede um melhor entrosamento entre nós?

Cf. João 13-16; Atos 2,42ss.
Atrás de Jesus para transfigurar os nossos sentimentos negativos.

Temas:
O sentido do discipulado.
             Ser discípulos no contexto da nossa cidade de Tapiramutá
             A Vida no Espírito que recebemos no Crisma.

Idéias sobre a amizade, assim como aparece na postura de Jesus.

- a amizade é um relacionamento particular, a sos com um adulto que me acompanha na descoberta de mim mesmo, para discernir a minha vocação (cf. Mc, 10; Mc 6, 30).

- Neste relacionamento aprendo a abrir o meu mundo, o meu universo interior, por alguém do qual confio, partilho com ele os meus sonhos, anseios, angustias (Mt 19, 16).

- No caminho de discipulado com Jesus, aprendo a minha identidade, a perceber a minha diferença, ou fato que Deus me criou por um compromisso especifico.  Quando entendemos isso deixamos cair as mascaras que construímos pra me defender dos outros. Neste sentido é importante refletir sobre o fato que Jesus escolheu 72 discípulos (Lc 10,1s), entre eles escolheu os 12 (Lc 6, 12), entre os 12 escolheu três (Pedro, Tiago e João) Lc 9, 28 ss., entre os três escolheu Pedro como chefe da Igreja (cf. Mt 16, 18), e João era o discípulo que Ele amava (Jo 19,26). Só na aproximação com Jesus percebemos o sentido da nossa presença na terra, da nossa identidade.



Nessun commento:

Posta un commento