mercoledì 8 luglio 2015

HUMILIADO





 MARCOS 15
Paolo Cugini
1-15: Jesus cala a boca perante as acusações. Jesus percebe que chegou a sua hora e que não é mais possível outro jeito. Jesus rezou no monte das oliveiras para que seja feita a vontade do Pai. Este silencio manifesta o desejo que seja feita a vontade do Pai. Impressionante é escutar o grito do povo: a mesma multidão que aclamou Jesus na entrada de Jerusalém, agora grita para que seja crucifixo. Quer dizer isso? Que até quando ficaremos na multidão seremos alvo de manipulações, pois o nosso conhecimento é superficial. Se quisermos ter uma opinião nossa sobre o caminho da fé precisamos sair da multidão e seguir Jesus.

16-20: Jesus é humilhado. É impressionante escutar aquilo que Jesus aguentou por nós.  Se os homens fizeram isso com o Filho de Deus imagina o que somos capazes de fazer?
21-32: Os soldados obrigaram um homem a carregar a cruz de Jesus. Jesus não estava aguentando o peso. É interessante este dato, pois manifesta a humanidade de Jesus. Muitas vezes falamos de Jesus como se fosse um espirito: não Jesus foi um verdadeiro homem, que sofreu como todo nós, aliás, sofreu muito mais.
Nestes versículos o evangelista Marcos continua apresentando a situação terrível que Jesus viveu nas últimas horas da sua vida. Ele não apenas foi espancado, mas continuamente insultado e humilhado.

33-41: o versículo 34 é sempre interpretado de uma forma errada. De fato, lendo o versículo de forma superficial, parece que Jesus esteja se queixando com deus, como se ele se sentisse abandonado. Na realidade Jesus estava rezando, pois a frase “Deus meus, Deus meus porque me abandonaste” é um versículo do salmo 118.
v. 39: neste versículo se finaliza a segunda parte do Evangelho de Marcos, cujo projeto, anunciado em 1,1 consiste em demostrar que Jesus é o messias (8,29) e também o Filho de Deus (15,39). Interessante é que a afirmação que Jesus é Filho de Deus, ou seja Deus mesmo, é colocada na boca de um centurião romano, ou seja, um estrangeiro, um pagão, profetizando, assim, que o Reino de Deus anunciado pro Jesus não era aberto apenas para o povo hebraico, mas para as pessoas de todos os povos.
42-47: Interessante ver como no Evangelho são as mulheres que estão sempre presentes na vida de Jesus. 

Nessun commento:

Posta un commento