domenica 26 aprile 2020

CARTA AOS ROMANOS CAPITULO 5




Estudo bíblico para CEBs

Paolo Cugini

1-11: a justificação operada por deus por meio do sangue do seu Filho Jesus traz para nós a paz, que é sinal de uma profunda harmonia com Deus e com o mundo.

Nestes primeiros versículos do capitulo 5 Paulo dá muita importância a esperança, como virtude cristã que se forma e consolida nas situações de perseguição e que é confirmada pelo amor de Deus que é derramado em nosso corações pela ação do Espírito Santo (5,5).

A grandeza do amor de Cristo para com o Pai é demostrada pelo fato que Jesus morreu não por um grupo de pessoas que mereciam, que era fieis; pelo contrario, Jesus morreu por nós quando éramos no pecado. Estas afirmações de Paulo salientam ainda mais a gratuidade da morte de Jesus e, ao mesmo tempo, a possibilidade de ter acesso à graça de Deus somente através de uma acolhida livre e gratuita.

12-21: Segundo são Paulo a morte biológica não pode ser explicada somente do ponto de vista físico, mas sim teológico. De fato, foi o pecado original que afetou de uma forma dramática toda a humanidade ao ponto de destiná-la à morte. Se a morte entrou no mundo por causa de Adão, ao mesmo modo, mas com intensidade maior, a vida entrou no mundo por causa de Cristo. Neste capitulo 5 Paulo realiza um paralelo entre Cristo e Adão. Se, então, Adão é o símbolo do homem velho manchado pela desobediência a Deus que provocou o pecado e com isso a morte, da mesma maneira, mas com muito mais intensidade e profundeza. Cristo é o homem novo que com a sua obediência trouxe ao mundo a vida verdadeira.

O paralelismo que Paulo cria neste capitulo abrange, assim, uma grande serie de fatore: desobediência/obediência; morte/vida; homem velho/homem novo; Adão/Cristo.

Apesar disso, Paulo salienta varias vezes que é muito mais a força da graça de Cristo, que o pecado de Adão. Se trata, então de um paralelismo de uma certa maneira desequilibrado, pois a força de Deus manifestada em Cristo supera de muito a queda do pecado de Adão.


Nessun commento:

Posta un commento