mercoledì 8 luglio 2015

O ESPIRITO MUDO



MARCOS 9
Paolo Cugini

1-13: Quem é Jesus? O evento da transfiguração de Jesus, revela uma face nova, ou seja, a natureza divina do Filho de Deus. Jesus não é apenas homem, mas também Deus. É isso que a transfiguração nos quer ensinar. Além disso, a transfiguração não aponta para um elemento importante da identidade de Jesus, mas também da nossa. De fato, o sentido do caminho cristão é a divinização, a transformação da nossa humanidade marcada pelo egoísmo e estregada pelo orgulho, numa humanidade nova, animada pelo amor e pela justiça. Importante entender aonde acontece esta transfiguração: sobre uma montanha, sozinhos. O monte é na Bíblia o lugar do encontro com Deus. Além disso, sobre o monte estão Elias, símbolo dos profetas, e Moisés, símbolo da Lei: a Lei e os Profeta constituem o conteúdo da Escritura. É encontrando-se a só com Deus meditando a Sua Palavra que acontece a transformação da nossa humanidade.

14-29: O espirito mudo e surdo é o símbolo da humanidade que é surda porque não presta atenção à Palavra de Deus e, por isso é muda, porque não sabe falar de Deus. Este espirito mudo e surdo se cura somente com a oração, ou seja, não é fruto der um esforço humano, mas de um dom de Deus. Os discípulos não conseguiram curar porque ainda vivem a missão de Jesus como algo de humano, como um problema de capacidades humanas, de poder humano.

30-37: Jesus ensina para os discípulos a nova logica que deve moldar os relacionamentos na comunidade: é a logica do amor, que passa através a capacidade de se colocar no último lugar. Se no mundo todos querem ser o melhor dos outros, quem caminha atrás de Jesus deve aprender a logica da humildade, da busca do último lugar. Somos convidados a receber o Senhor como se recebe uma criança, ou seja, com muita simplicidade e humildade. O Reino de Deus não é o luar para os orgulhosos e arrogantes.

38-41: “Quem não está contra nós, está a nosso favor”. Jesus ensina para os discípulos a ter um olhar grande e não mesquinho; Jesus ensina a não criar panelinhas na comunidade, que provocam exclusão. Jesus ensina a valorizar tudo aquilo que de bom existe, também se não faz parte da comunidade o do grupo de pessoas que frequentam a Igreja, pois aonde existe amor, ali Deus é presente.

42-51: É necessário interpretar espiritualmente estes versículos, para não cair num mero materialismo religioso. Então o que Jesus quis dizer com estes versículos? Que quando enxergamos o mal, precisamos cortá-lo na raiz. Talvez o mal é presente na nossa vida a traves de alguém que achamos amigo. Neste caso para perseverar na caminhada é necessário se afastar desta pessoa. O Evangelho tem sabor na vida das pessoas que vivem com coerência o anuncio do Senhor. Este sabor some nas pessoas que não vivem conforme os mandamentos do Senhor e, assim, se tornam motivo de escândalo, provocando o afastamento de muito da comunidade. “Tenham sal em vocês e estejam em paz uns com os outros”.


Nessun commento:

Posta un commento