mercoledì 8 luglio 2015

TOCANDO JESUS




MARCOS 5
(Indicações para o estudo bíblico)
Paolo Cugini

1-20: Este trecho do evangelho mostra claramente que existe uma humidade que não quer siar da própria condição de escravidão. Porque suplicaram que Jesus fosse embora, apesar de ter assistido à libertação de uma pessoa? Porque acharam maior o prejuízo dos porcos comparado com a recuperação da saúde de uma pessoa. O problema que este texto do Evangelho põe a nossa vida é muito sério, porque questiona os motivos profundos do nosso seguimento a Jesus. Além disso, outro elemento importante salientado no texto é a força do mal. As vezes passamos por experiências tão ruim que até pensamos de não conseguir a sair disso. Além disso existe, todo um contexto que não nos ajuda a sair dos caminhos sombrios do mal e ficamos sozinhos lutando com isso.

21-43: Dialogo com Jairo. Jesus dá atenção as pessoas: Jesus acompanhou Jairo”. Apesar do povo desestimular Jairo ele teve fé, acreditou na proposta de Jesus contra qualquer evidencia humana ( a filha já estava morta). Problema: que tipo de fé é a nossa? Jesus leva consigo somente três discípulos: é a dinâmica da escolha. Todos somos iguais, mas diferentes são as vocações, os carismas. No Evangelho encontramos 72 discípulos acompanhando a primeira fase da caminhada de Jesus. Entre eles Jesus escolhe 12. Entre os 12 Jesus escolhe três nos momentos importantes do seu ministério. Entre os três jesus escolhe Pedro como chefe do grupo. É seguindo Jesus que descobrimos a nossa vocação, o serviço que Ele escolheu para nós.


O texto da mulher que toca na roupa de jesus é um dos melhores para entendermos o sentido dos sacramentos. A mulher fica curada depois de ter tocado a roupa de Jesus. Os discípulos, perante o questionamento de Jesus, responderam que muita gente estava tocando Jesus, pois era rodeado de uma multidão. O versículo 28, porém nos mostra o pensamento da mulher, ou seja, ela queria tocar Jesus porque acreditava que bastava isso para ficar curada. Nos sacramentos nos encontram o mistério da presença de Jesus dentro uma realidade material. De fato, nos acreditamos que atrás da água do batismo, do pão da Eucaristia, do óleo para ungir os enfermo Cristo está presente. Se de um lado é verdade que somente “tocando” Jesus, que se manifesta no pão, na água, no vinho, no óleo, nós saremos salvos, é também verdade que não basta tocar, pois é preciso tocar com fé, precisa acreditar na presença do Senhor, na sua proposta de vida nova. 

Nessun commento:

Posta un commento