venerdì 5 luglio 2019

EVANGELHO DE LUCAS CAPITULO 22





Estudo Bíblico para CEBs

Paolo Cugini

1-13. A traição é sempre um movimento do satanás e o dinheiro e o seu instrumento.

14-23. Jesus realiza um jantar antes de morrer. Não é, porém, um jantar qualquer. Jesus escolheu o jantar da Páscoa hebraica, carregando de sentidos os gestos que realizou naquela noite. Dizendo: “Este é o meu corpo que é dado por vocês e este é o meu sangue derramado por vocês” Jesus está expressando o sentido da sua mesma vida, que deveria ser também o sentido da vida de cada discípulo: uma vida doada para os outros. Para podermos viver de amor e amando de verdade os outros, precisamos nos alimentarmos continuamente de Cristo.
24-27. A discussão dos discípulo sobre quem seria o maior deles revela que, apesar de tudo, ainda não tinham entendido a mensagem do mestre. A resposta de Jesus explica que quem se decide a seguir Jesus entra num estilo de vida diferente, aonde as coisas do mundo, as suas seduções não dizem mais nada. Quem busca Jesus não se importa mais com a gloria e o poder do mundo, mas sim com a gloria de Deus, que se manifesta numa vida de serviço humilde. “Eu estou no meio de vós como aquele que serve”.

28-38. No dialogo de Jesus com os discípulos se percebe toda a preocupação de Jesus com eles. Jesus na oração reza para fortalecer a fé dos discípulos. No conteúdo desta oração se percebe o quanto Jesus conhecia os seus discípulos (v.34). Ao mesmo tempo se percebe o quanto Jesus conhecia a si mesmo, o sentido do seu caminho na história. Jesus foi uma pessoa que viveu intensamente, que respeitava a si mesmo e as pessoas que encontrava.
39-53. São sempre muito lindos os versículos que mostram a oração de Jesus. Antes de morrer Jesus passa um tempo nas hortas das oliveiras para se entregar na oração. A oração para Jesus é dialogo com o Pai. Neste dialogo Jesus coloca as suas preocupações e manifesta a própria disponibilidade para que a vontade do Pai seja realizada. Na oração Jesus é lucido: este é um dato importante. Perante o sofrimento Jesus nos ensina a não fugir, a não buscar soluções de fuga, pois tudo na vida deve ser enfrentado com lucidez. A oração permite a nós mesmos de ficarmos lúcidos até o fim, até os últimos instantes da nossa vida, para não desviarmos do caminho da vida.

Judas com um beijo você trai o Filho do homem?”. É sempre assim e ainda hoje é assim. Muitas vezes traímos as pessoas mais próximas de nós utilizando os gestos típicos da afetividade humana para disfarçar, para esconder a verdade. Na oração aprendemos a discernir os falsos sentimentos dos verdadeiros. O contato constante com a Verdade nos permite de detectar as mentiras. Jesus percebeu imediatamente que aquele beijo não era um beijo comum, mas tinha o sabor da traição.

54-71. A traição de Pedro nos ensina que medimos a nossa fé não quando estamos bem, com saúde e dinheiro no bolso, mas quando passamos por provações, quando o mundo nos pressiona e percebemos que na caminhada somos sozinhos., Pedro não aguentou porque ainda não tinha encontrado Jesus ressuscitado. Nós podemos aguentar porque recebemos o Espirito do Senhor ressuscitado.

Jesus foi condenado a morte por causa da própria identidade: ele era Filho de Deus, Jesus era Deus.

Nessun commento:

Posta un commento