Paolo Cugini
Introdução
É um salmo muito famoso também pela profundeza do seu conteúdo. A
síntese deste salmo poderia ser esta: nada falta a quem vive unido ao Senhor.
Na união com o Senhor nós temos tudo aquilo que precisamos, não necessitamos
mais buscar além. É a vida que é compreendida no relacionamento profundo com o
Senhor: a via toma sentido no relacionamento intimo com o Senhor.
Problema: em que terreno humano estas palavras do salmista estão
caindo? O caminho do home de hoje é caracterizado pela incerteza[1] e também
pelo pessimismo. As vezes até como pessoas que acreditam em Deus, que tem uma
vivencia eclesial, tem uma grande dificuldade a seguir de perto o Senhor, a
abraçar com fé o seu estilo de vida, as suas exigências, consideradas radicais
demais.
Salmo
O Senhor é o meu pastor: O pastor na cultura semítica é o
constante companheiro de viagem, amiúde o pastor é o salvador do rebanho. Por
existe toda uma tradição que desde sempre aplicou a imagem do pastor ao mesmo
Deus. Deus é o pastor no sentido pleno, pois ele não é bloqueado por ninguém
para exercer o seu pastoreio. O homem não é objeto de ninguém: pertence somente
a Deus. A fé bíblica é confiança no Senhor.
v. 2: é descrita a pausa do rebanho. Na Palestina é difícil encontrar
um pasto verde. Somente quem já passou pela sede do deserto pode entender a
beleza desta imagem, a alegria de encontrar um pasto verde, com águas
tranqüilas para poder beber. O pastor do salmo sabe encontrar os lugares certos
pelo próprio rebanho. Tem uma clara referência a Is 49, 9-10 e também a Gen
2,10-14. Aquele que se entrega ao cuidado de Deus é conduzido dentro uma
riqueza exuberante de vida, de possibilidade de vida.
v.3: atrás do Senhor ninguém perde o caminho.
v.4: é uma referência a geografia da Palestina, cheia de grutas
insidiosas, que tornam-se perigosas sobretudo por aqueles que não conhecem a
região. Por isso precisa de um pastor sábio e esperto, que saiba conduzir o seu
rebanho no lugar certo, fora dos perigos.
Por amor do seu
nome: o nome é a revelação na qual Deus se revelou, revelou a sua mesma
identidade. O nome na Bíblia expressa a identidade: chamar alguém pelo nome
quer dizer conhecê-lo. O nome de Deus indica uma presença misericordiosa.
Tu estás comigo: a escuridão, longe de ser algo de medroso, em Deus provoca uma
aproximação pessoal.
v. 5: imagem de hospitalidade, muito importante na cultura semítica. A
tenda hospital se torna o templo, a casa de Deus. A tenda frisa o dado do
caminho: o homem é sempre peregrino. Acompanhado por Deus. Deus quer viver na
nossa casa sempre, não penas quando a gente quiser[2]. Casa de
Deus é o inteiro pais da terra que pertence a Deus e aonde aquele que confia em
Deus se sente hóspede. A pessoa que tem fé se sente na casa de Deus em qualquer
lugar, acolhido, com a possibilidade de dar sentido á própria vida[3]. Se
torna santo qualquer lugar aonde percebo que Deus está presente, que está
comigo.
Por dias sem
fim: A felicidade não é procurada
ansiosamente pelo homem, mas é doada pelo mesmo Deus[4].
Reflexão
É importante observar como o salmo mostre a profundeza do
relacionamento de Deu para com o homem. No salmo tem nove ações atribuídas ao
senhor, nove indicações que mostram como Deus cuida de nós.
O Senhor me faz repousar: é uma referência talvez, ao domingo, o
dia do Senhor, um dia no qual podemos descansar dos trabalhos semanais para
percebermos mais de perto a presença do Senhor. Durante a reflexão pessoal
poderíamos avaliar como é o nosso domingo, se de verdade para nós é o dia do
Senhor.
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