giovedì 27 settembre 2018

ATOS DOS APOSTOLOS CAPITULO 5




ESTUDO BÍBLICO para CEBs

 Paolo Cugini
1-11. Este trecho nos mostra que apesar de tudo, na vida linda das primeiras comunidades cristã aconteciam situações constrangedoras demonstrando que a conversão é um processo lento e incontrolável. É necessário vigiar para que no nosso coração não se formem pensamento contrários ao pensamento de Deus, vigiar para que a nossa vida não seja de fachada, mas real e autentica.

12-16. Este trecho é mais um quadro da vivencia bonita na comunidade cristã. A característica da primeira comunidade era a comunhão, a unidade, que chamava muito atenção das pessoas ao ponto de desejar pertencer a esta comunidade. Se as nossas comunidades fossem mais unidas, talvez teriam mais pessoas aderindo a elas.

17-21. A ação evangelizadora dos discípulos desperta o interesse entre alguns e inveja entre outros. Interessantes são as palavras do anjo que exorta os apóstolos à anunciar com ousadia o Evangelho. É isso que precisamos: de cristãos ousados, que não tem medo de anunciar o Evangelho não só com as palavras, mas sim também com a vida.

22-33. É impressionante a ousadia de Pedro que não perde a ocasião, apesar de ser acorrentado, de botar moral nos chefes religiosos daquele tempo e de anunciar o Evangelho de Jesus. “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens”. Sem duvida aquela de Pedro não é uma obediência passiva, de subalterno, mas sim fruto de um relacionamento de amor para com o Senhor. Pedro tem consciência que a Vida verdadeira pertence a Cristo, o Senhor Jesus que ele encontrou, com o qual viveu um período e que depois viu ressuscitado. Por isso depois de ter recebido o Espírito Santo não consegue sossegar, mas em todo momento e em todas as circunstâncias, também as mais difíceis anuncia o Evangelho.

34-42. As palavras de Gamaliel, doutor da lei, tem um ensinamento muito grande que vale também para nós. Tudo aquilo que vem de Deus o homem não pode fazer nada para contrastar. Este é o ensinamento do sábio Gamaliel perante os acontecimentos que estavam tirando o sono de muitos em Israel por causa da pregação e dos sinais que os apóstolos faziam. Isso vale também para os dias de hoje. Muitas vezes agimos como se quiséssemos controlar a força de Deus, estranhando com qualquer novidade que acontece na comunidade. Os apóstolos se alegraram por ter apanhado por causa do anuncio do Senhor: é sem duvida um dato impressionante que merece toda nossa reflexão. Quantas vezes não temos a disponibilidade para fazer nada na comunidade enquanto os apóstolos apanhavam por causa do anúncio do Evangelho. Como somos fracos e sem postura! Pedimos a intercessão dos apóstolos para termos mais coragem de testemunhar o Evangelho de Jesus.

Nessun commento:

Posta un commento