venerdì 26 agosto 2022

EVANGELHO DE JOÃO CAPITULO 2

 


 

Comentário pastoral de pe Paolo Cugini

 

 

CAPITULO 2

 

VV. 1-12: ás núpcias de Caná. O milagre que Jesus realizou durante as bodas de Caná, ou seja, de transformar a água em vinho, é chamado por João de sinal. Isso quer dizer que o milagre de Jesus não deve ser interpretado pé da letra, mas significa algo que somente o Espírito Santo pode interpretar. Então, o que Jesus quis dizer com este milagre?

 

  1. Em primeiro lugar, Jesus realiza a profecia de Isaias. De fato, a vinda do Filho do Homem era esperada como um banquete “de carnes gordas, um banquete de vinhos finos” (Is 25,6s). Apresentando-se ás bodas de Caná Jesus manifesta a hora da realização das profecias.

 

  1. O milagre da transformação da água em vinho aponta para o sentido do seguimento a Jesus, ou seja, a transformação da nossa humanidade. Quem segue a Jesus e vive a sua Palavra, alimentando-se do seu corpo será transformado pelo poder do Espírito Santo. Aquilo que Deus realiza na nossa humanidade é visível na humanidade de Jesus: amor, justiça, misericórdia, bondade.

 

  1. Neste milagre podemos ver, também, os sinais dos dois sacramentos principais da Igreja, ou seja o Batismo e a Eucaristia (água e vinho). O batismo que recebemos deve transformar a nossa vida em amor, em eucaristia, em partilha, em vida doada por amor.

 

  1. Uma ultima indicação a encontramos nas palavras de Maria: “Fazei tudo que ele vos disser”. O cristão é aquele que escuta a Palavra de Deus e a obedece. Maria aponta para Cristo. Maria deseja que todos obedeçam á Palavra do seu Filho Jesus. Este é o sentido profundo da espiritualidade mariana: o desejo que se realize o Reino de Deus que Jesus anunciou.

 

vv. 13-22. A purificação do Templo. Este episodio mostra uma atitude de Jesus que deve chamar a nossa atenção. Porque Jesus agiu desta forma? Não é estranho? Sem duvida a violência usada por Jesus no templo contrasta com a imagem que nós temos dele. Se ele, porém, é a Verdade, então esta não aceita a mentira. Em algumas circunstâncias, quando a dureza dos corações dos homens transformou no tempo o sentido da Palavra de Deus em preceitos humanos, talvez para recolocar tudo no eixo precisa de uma intervenção mais firme, mais decidida, como no caso que estamos analisando.

O Corpo como templo é um tema tratado também por Paulo: 1 Cor 6,19.

O templo de Jerusalém foi destruído três vezes. A ultima foi no 70 d.C. pelos romanos.

 

vv. 23-25. Estada em Jerusalém. Jesus conhece a todos, Jesus conhece o coração do homem. Esta anotação do evangelista João é muito importante na nossa caminhada. Isso, de fato, quer dizer que perante Jesus não precisamos disfarçar, botar mascaras, pose. Jesus não olha a aparência, mas o nosso coração (Cf. 1 Sam16). O sentido da nossa caminhada cristã é manter um coração limpo, em constante contato com Deus, com a sua Palavra, para que em qualquer momento seja feita a sua vontade.

 

O compromisso que podemos realizar nesta semana é aquilo de aprofundar a espiritualidade mariana, lendo e meditando este capitulo e se esforçando de por em pratica aquilo que entendemos.

 

Nessun commento:

Posta un commento