mercoledì 27 marzo 2024

HOMILIA DA QUINTA-FEIRA SANTA 2024

 

 


 

JESUS ​​​​SABIA

Paulo Cugini

 

“Jesus sabendo...” (Jo 13,1). Iniciamos o Tríduo Pascal com a percepção que Jesus tem do seu próprio caminho e este pequeno versículo deve ajudar-nos a desmantelar na nossa alma aquele ensinamento tipicamente devocional e nada evangélico, que vê o Pai oferecendo o seu Filho como sacrifício pela nossa salvação.  Nada disto aparece no Evangelho de hoje, mas sim a percepção de um homem que tem plena consciência das suas próprias escolhas e está disposto a pagar por isso. O que é que Jesus sabe? Ele tem plena consciência de que a sua posição contra as tradições religiosas, contra os líderes religiosos do povo que não compreendem o ponto de vista de Jesus, a sua escolha de encarnar as profecias do messias portador da paz e da justiça e de não ser o ponto de referência das expectativas políticas revolucionárias, terá consequências graves e pelas quais, precisamente nessas horas, ele terá de pagar. É Jesus quem se entrega livremente à sua paixão (a segunda oração eucarística também o diz) e o faz por amor ao seu Pai, por amor aos seus discípulos. “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim ” (Jo 13,1). Isto significa que os últimos dias da vida pública de Jesus, antes de serem um drama, são uma bela história de amor, fruto das escolhas livres de um homem livre, que mostrou o caminho de uma vida autêntica, com gestos e escolhas concretas e, precisamente por isso as suas palavras eram compreensíveis, porque eram visíveis no seu estilo de vida.

“Jesus sabendo que o Pai tinha entregado tudo em suas mãos e que viera de Deus e para Deus voltaria” (Jo 13,3). Mistério do conhecimento de Jesus sobre o caminho de sua vida. Há esta insistência no conhecimento de Jesus e, neste caso, num segundo nível de percepção. Portanto, não só Jesus se entrega gratuitamente, mas também sabe muito bem de onde vem e conhece o poder que Deus colocou em suas mãos. Que poder é esse? O poder da vida verdadeira, que só pode gerar amor em quem a acolhe. Foi isso que Jesus fez durante a sua vida, amando sem medida, devolvendo a dignidade a quem a havia perdido, abraçando os leprosos, valorizando quem foi humilhado. É o poder de quem não precisa provar nada ao mundo, porque sente que a sua dignidade depende exclusivamente do olhar do Pai. Pois bem, com a consciência no coração de ter recebido tudo do Pai, levanta-se da mesa e lava os pés dos seus discípulos. É como se Jesus quisesse esconder este poder do Pai no pequeno gesto de serviço à sua irmã, ao seu irmão. Cada vez que nos dobramos, que nos colocamos ao serviço dos outros, entramos em contacto com o poder de Deus, que é amor, vida autêntica, que, nestas situações, vivemos e que nos enche desproporcionalmente o coração.

“Você entende o que eu fiz por você?” (Jo 13, 12). Jesus nada faz por si mesmo e, assim, ensina-nos que é precisamente vivendo para os outros que fazemos algo por nós mesmos, que realizamos a nossa natureza humana, que é feita para amar e amar significa ir ao encontro do outro. um livre e desinteressado. É por isso que a Eucaristia que celebramos todos os domingos é o símbolo da vida de Jesus que queremos assimilar para que também se torne nossa: um corpo partido e um sangue derramado por nós. É o Espírito Santo que recebemos que deve poder operar em nós, formando uma humanidade capaz de sair finalmente da estreita vida individualista, de caminhar em direção aos outros, de acolher quem aparece no nosso horizonte, tal como ele fez e continua a fazer Jesus com cada um de nós.

 

Nessun commento:

Posta un commento