domenica 28 giugno 2015

EVANGELHO DE LUCAS 13


Estudo Bíblico para CEBs
Paolo Cugini
1-9. A escuta do Evangelho exige conversão e uma vida justa e de comunhão. É este o sentido da parábola no final do trecho. Deus nos concede ainda um tempo para nos converter, para sair de uma vida seca e inútil, feita de coisas inúteis, para uma vida digna do batismo que recebemos.
Na primeira parte do trecho Jesus alerta o povo para se libertar das tradições populares e religiosas que não ensinam nada, mas que servem somente para confundir as pessoas. Ninguém pode se sentir tranquilo pelo fato que vive debaixo de uma igreja ou porque frequenta o culto. Se da nossa vida não brotam frutos de conversão seremos condenados à morte eterna. É bom refletir sobre isso.

10-17. Jesus deixa confusos todos os seus inimigos, que não sabem como responder porque os argumentos de Jesus são de aço. Jesus mostra o vazio das leis farisaicas, de uma lei que ao longo dos séculos ficou deturpada porque não consegue mais ajudar as pessoas a viver bem. A que serve uma lei que não liberta?
O chefe da sinagoga ficou furioso”. Jesus tinha uma capacidade única de tirar do serio os chefes religiosos e políticos do seu tempo, porque mostrava na frente do povo o vazio das suas propostas. Jesus nos liberta das tradições vazias feitas pelos homens e nos mostra o caminho da verdade, que consiste no por ao centro a dignidade da pessoa humana.

18-21. Duas parábolas lindas! A primeira: O Reino de Deus é como a semente de mostarda. Quer dizer? Que o Reino de Deus é o contrário da logica do mundo que busca a aparência e, por isso, precisa de palanques, de anúncios nos carros de som. O Reino de Deus para se desenvolver precisa de muito pouco: é como a semente mais pequena, mas quando é semeada cresce e se torna enorme, pois afetas a alma de todas as pessoas. Precisamos aprender este método; precisamos zelar das sementinhas que Deus semeia através dos seus obreiros, Precisamos aprender a não ficarmos fascinados com a grandeza do mundo, mas a buscarmos a simplicidade das coisas de Deus.
A segunda parábola: O Reino de Deus é como o fermento. Quando o pão é formado ninguém enxerga o fermento e ninguém se lembra dele. Assim é a nossa vida de fé, de um pai, de uma mãe, de um ministro: a nossa preocupação é ser fermento na vida das pessoas que amamos, sem nos preocuparmos de sermos lembrados. O importante é que os nossos nomes estejam escritos nos céus: esta é a liberdade dos filhos de Deus!

22-30. Porque estas palavras duras de Jesus? Para nos alertar que a salvação que Ele trouxe não é brincadeira e não é fácil acolhê-la. A porta é estreita porque são grandes as outras portas que encontramos na nossa vida e nos enganam. Por isso precisamos nos esforçar de encontrar o caminho cero, que é o caminho do Evangelho e depois permanecer nele.
Últimos que serão primos: são aquelas pessoas com uma péssima reputação no mundo, mas que se converteram. Em outro trecho Jesus lembrava que os publicanos e as prostitutas passarão na nossa frente no Reino de Deus. Mais uma vez: não é pertença externa à Igreja que nos salva, mas a nossa conversão, uma vida conforme o Evangelho.

31-33. Só Deus decide na vida de Jesus e até quando a sua missão não será cumprida pode ter o Herodes que quiser, mas Jesus continuará realizando o seu trabalho de evangelização.
34-35. É uma reflexão amarga sobre Jerusalém, que ao longo da história se desviou varias vezes do caminho de Deus e que, além do mais, matou vários profetas. “A casa de vocês ficará abandonada”. Talvez seja uma profecia da destruição definitiva do templo de Jerusalém que aconteceu no ano 70 d.C.


Nessun commento:

Posta un commento